evaldoavelar
(usa Ubuntu)
Enviado em 14/04/2010 - 11:51h
Sou programador Object-pascal há 3 anos e como ferramenta uso o Delphi. Estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso em cima dessa questão: "Vale a pena usar o Lazarus?" Bem pelo que pesquisei, usei, desenvolvi até agora, posso te dizer que o Lazarus não está totalmente pronto!
Exitem muitos pontos ainda a serem melhorados como o debug que ás vezes não funciona direito, a conversão de projetos do Delphi e tratamento de exceções.
Mas é possível desenvolver aplicações tranquilamente em Lazarus, inclusive para o meu TCC, desenvolvi o mesmo sistema no delphi (2007) e no Lazarus (0.9.28.2) com acesso a banco de dados e relatórios. Tive algumas dificuldades (que vou apresentar em um artigo futuramente),mas que com um pouco de dedicação consegui resolver.
Por outro lado o Lazarus tem alguns recursos que o Delphi não tem nativo, como o formatador de código, um DBgrid cheio de opções dentre outros.
Para a portabilidade usei diretivas de compilação {IFDEF LInux} em alguns pontos e rodou sem problemas no Linux e Windows.
Desenas de componentes já foram escritos para o lazarus, mas o que eu sinto mais falta e da jedi library que ainda não foi portada.
A instalação dos componentes que usei ocorrem sem problemas tanto no Linux como no windows, as dificuldades que tive foi no uso da zeosLib que sempre dava access violation quando abria uma query. Mas ai foi só instalar a versão mais recente e o problema foi corrigido.
Quanto ao tamanho do executável é fácil de se resolver, basta alterar uma configuração nas opções do Lazarus ( Vá ao menu "Project | Compiler Options", na janela que abrir clique na aba "Linking" e desmarque a opção "Display Line Numbers in Runtime Error Backtraces" ) e o execultavel fica com poucos MB.
Se você tiver dificuldade no uso do Lazarus pode contar a comunidade, tem sempre alguém pronto a ajudar. Você pode pedir ajuda no forum oficial e em uma lista de discussões em portugues no yahoo e várias outras fontes.