
augustonunes
(usa Ubuntu)
Enviado em 22/02/2010 - 13:40h
Olá, Itallo,
Obrigado aí pela ajuda comentando sobre o Clonezilla. Baixei o .iso do mesmo, gerei o CD, instalei uma unidade de CD-ROM na placa em questão, dei o boot pelo CD do Clonezilla e seguí as orientações de tela. Tudo normal. Conectei em /dev/sda1 (uma das portas USBs) o pendrive com o sistema instalado e funcionando (inclusive o GRUB), e em /dev/sdb1 (a outra porta USB), coloquei o pendrive Kingston, vazio.
O Clonezilla detectou os dois dispositivos e permitiu que escolhesse a forma de clonagem: de /dev/sda1 para /dev/sdb1 (o que realmente deve ser feito!).
O processo prosseguiu normalmente (bem rápido por sinal), e no final pediu para que fizesse reboot. Desconectei a unidade de CD-ROM, visto que não quero mais que dê boot por este dispositivo, conectei o pendrive que acabei de clonar, e para minha surpresa...: informa que o dispositivo não é bootável...
Para ter certeza de nada foi feito errado, desliguei o equipamento, conectei o primeiro pendrive (só ele) no equipamento, e religuei a máquina. Deu boot normalmente, carregou o GRUB e funcionou normalmente.
Agora a pergunta: se houve realmente uma clonagem de um pendrive para o outro (como deveria acontecer entre 2 HD's), por quê o bendito clonado não dá boot como o "origem" ?
Agradeço a sua paciência e atenção, mas imagine que preciso gerar diversas cópias do original, com tudo instalado e configurado...
No aguarde de um breve contato,
atenciosamente
Augusto Cesar de Sá Nunes