edupersoft
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 10/11/2008 - 13:23h
Trabalho na área a 20 anos, sou formado e pós-graduado e não enriqueci, mas pago minhas contas.
Primeiro, o que é ganhar dinheiro? Se for ficar rico, desculpe mas isso acontece raramente e seu diploma, seja qual for a escolha, terá pouco haver com isso. Agora existem pessoas bem remuneradas seja em qualquer área. Quando se fala em tecnologia, o que remunera bem são as tecnologias emergentes que ainda contam com poucos profissionais. Foi assim, com tecnologias como Banco de dados e rede tcp/ip, depois com as linguagens visuais, mais pra frente com a internet. Provavelmente softwares para internet móvel seja a próxima onde e mais pra frente a TV digital vai precisar de muita mão de obra que ainda não existe.
A internet, foi o que eu vi dar mais dinheiro, e talvez nada mais seja como foi a internet. Conheci pessoas que em um período de 2 ou 3 anos trabalharam em mais de uma dezenas de projetos, elas eram contratadas para um projeto, que por si só não daria nenhum retorno prático, no meio projeto saiam por uma proposta melhor. Ai acabou o dinheiro para este tipo de loucura (acho que tem haver com a NASDAQ) e agora estes caras tem que sem contentar com coisas bem mais simples, afinal, agora as empresas podem escolher melhor e claro, levam em conta o comprometimento profissional, que estes caras não tiveram durante sua carreira. Isto é uma coisa que pode servir de lição para você e qualquer outro que está pensando em fazer uma faculdade e iniciar a carreira.
Do mais, o que pode te dar uma remuneração melhor é você procurar grandes empresas, não que todas as grandes empresas sejam boas de se trabalhar, mas a média salarial e de benefícios geralmente são melhores e grandes empresas preferem contratar pessoas que trabalharam em grandes empresas. Se for para uma tercerizada pequena, procure as que vendem qualidade não uma alternativa mais barata que a CLT, se a coisa fica feia.
E qualquer que seja a área que você escolher, procure trabalhar com tecnologias emergentes, só não deixe de fazer o que você mais gosta, mais se identifica e consegue um rendimento melhor, ser um bom profissional, vai permitir que você tenha boa empregabilidade com salários compatíveis e fazer o que você faz de melhor é o primeiro passo para você ser um bom profissional.