Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 29/08/2019 - 20:29h
niquelnausea escreveu:
É seguro comprar nesse caso? Pois, como não se está vendo a manipulação do disco, e em vídeos no youtube, já vi cada atrocidade cometida por técnicos...
O que acham? Vale a pena?
pode ser seguro, e pode valer a pena. pela diferença de preço, eu não compraria.
E ainda estou vendo. Lá tem hds que são retirados de máquinas de clientes (a pedido deles, de acordo com o vendedor) e são colocados ssds. Logo, eles colocam esses hds a venda. Vai com o S.O e tudo (não me importa nesse caso o S.O), mas como são OEM (vem montado em uma máquina) a garantia não é com o fabricante do hd, mas com a empresa que montou, e logo, podem pairar incertezas, mas é preciso pesquisar mais. O problema, é que não da para ter ideia ao certo, de como foi manipulado, e essas coisas. Já vi muita atrocidade em vídeos no Youtube, de "técnicos" enchendo a mão na placa lógica... A estática age com o tempo.
Tem lojas que vendem oem como hd direto do fabricante, ai os caras que compram, passam programas para ver os logs do firmware desses hds, onde mostra se tem badblocks e etc.
Mas ainda estou pesquisando, mas não descarto ainda o ML.
É uma boa ideia usar swap e ssd?
se necessária a swap, sim, se não, talvez.
Opá!
É necessário sim. O sistema sempre usa um pouco da swap.
criar uma swap no SSD seria uma boa ideia, ou ao invés disso, se cria um arquivo swap no sistema?
se tanto a partição quanto o arquivo forem estar no ssd, não vejo difrença sobre a ótica de ambas estarem no ssd e terem o mesmo proposito, logo irão ter a mesma consequência.
preços de ssd estão despencando, essa semana olhei alguns de 480gb por menos de 250 talkeys (o comum não o m2). e como você mesmo citou, o tempo de vida costuma ser muito maior do que conseguimos usar. já que a velocidade que os ssd traz é um investimento, nada melhor do que usar.
a swap é necessário (mesmo para quem não usa hibernação), nem que seja um tamanho pequeno. existem pequenas diferenças de desempenho sobre a opção partição e arquivo, mas em ambas as situações, estando essa swap no ssd, aquela área da memoria será usada. o que pode ser feito, é a configuração da tendencia do sistema usar ou não a swap. mudando para uma prioridade baixa, será usado apenas quando realmente necessário.
existem linhas de ssd comum e m2, os m2 tem a vantagem da tecnologia nvme que os tornam muito rápidos, mas mesmo os que usam a velocidade sata, costumam ser mais rápidos que os hd mecânicos. se não for usuário hardcore, linhas mais modestas como os wd green, kigston ou sandisk costumam atender bem e com um preço bastante em conta, mas existem várias opções parecidas de outros fabricantes.
se quiser tamanho, a relação desempenho x preço ainda é imbatível para o hd mecânico (caso de notebooks com apenas uma porta sata), mas se tiver mais de uma porta sata ou uma entrada m2, mesmo o mais modesto dos ssd de 120gb vai te atender muito bem, e neste caso, pode usar a swap no disco mecânico.
Então, também estou olhando alguns SSDs de 480GB, menos ainda não, pois o que manda é o tipo de memória, que basicamente são 3, onde uma grava em 1 bloco, outra em 2 e outra em mais de 3, logo essa gravação e "apagamento" dos blocos é mais prejudicial em SSDs que usam a memória que ocupa 3 blocos, que é a mais barata, o que faz com que a vida útil diminua. Tem o lance do TRIM que trocando em miúdos, faz o balanceio dos blocos, evitando que um bloco "morra" e leve todo o SSD com ele.
Mas mesmo assim, a swap não é usada 100% do tempo e nem em sua totalidade. Já vi relatos de gente que grava dados diariamente na casa dos 20-30GB em SSD e o mesmo está lá, firme e forte. Uma swap não chega nem aos pés disso, só se for necessário, tipo, uma renderização.
O note aqui não tem entrada pra M2, optei por um não gamer, mas com boa configuração, então, vou por enquanto em um SSD com sata mesmo. Mas futuramente pretendo ter um Desktop e ai sim, colocar mais algumas coisas legais, como uma m2.
O HD agora pro meu caso, estou optando por um de notebook para fazer backups, por causa da voltagem ser de 5V, não preciso de mais nada, além de uma entrada USB para alimentar o mesmo.
Se escolhesse um de desktop, teria que ter uma fonte de 12v, e aqui vira e mexe está tendo muita oscilação na rede elétrica ai já viu. E um bom nobreak custa bem caro ainda. Tem uns mais em conta, mas que entregam uma energia duvidosa
T+ e valeus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang:
"Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";