
lmJR
(usa Debian)
Enviado em 17/01/2019 - 21:22h
Eu moro no Ceará, e também sonhava em um dia ser programador, mas a realidade é mais cruel quando se vive ela, e acabei desistindo temporariamente desse sonho, apesar de até ter ganho uma medalha em olimpíada estadual.
Conseguir uma vaga no exterior não é tão difícil, contanto que saiba o inglês. E é bom começar a programar por si mesmo e fazer um portfólio, ou até mesmo entrar em alguma comunidade pra ganhar mais experiência. O bom de ser programador que você não precisa de necessariamente uma vaga de emprego, se você fizer um bom trabalho dá pra ganhar bem trabalhando como freelancer. Não acho que para programar necessite de uma faculdade, a maior parte do que aprendi de programação foi na internet, sozinho mesmo, e pesquisando em fóruns, sites e etc, mas fica legal ter uma graduação. Só te aconselho fortemente a ser paciente e desenvolver bastante sua lógica de programação, sintaxe de linguagem é o de menos!
E não, não ache que aprender estruturas e mais um bilhão de coisas em determinada linguagem te faz um bom programador. Nunca confunda lógica de programação com aspectos relativos a linguagens. Pra finalizar, escreva códigos legíveis, bem indentados e comentados, fazendo com que qualquer pessoa entenda o que você fez no seu código.