XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 20/03/2016 - 02:30h
Cara infelizmente ou felizmente sempre vão existir novidades, mudanças e você sempre vai ter que estar aprendendo e reaprendendo alguma coisa, mesmo em linguagens que aparentemente não tem grandes mudanças, é claro que algumas como Python as vezes fazem uma quebra um pouco grande como foi o que aconteceu entre a versão 2 e 3. Sempre sou otimista com as mudanças, mas é claro que nem sempre elas podem representar melhorias, no caso do Python 3 sempre vi positivamente.
Mesmo que não existam mudanças numa linguagem de programação(1) você naturalmente vai sentir a necessidade de melhorar um projeto seu(2), exemplo você escreve um código e daqui a 3, 6 meses você vê que pode fazer melhor, em alguns desses momentos você pode até incorporar uma característica da linguagem que você nem sabia existia, não sabia usar ou nunca achou que poderia ter grande utilidade no seu projeto. Um exemplo: você aprendeu a trabalhar com threads e quer que seu projeto suporte para tirar proveito de sistemas que suportam multiprocessamento.
Mesmo que não existam mudanças na linguagem(1), no seu código(2), chega aquele belo dia que o desenvolver de alguma das dependências do seu projeto decide: "...Cara chegou a hora de novidades, estou a uns anos fazendo a versão 1.x, chegou a hora da 2.x!..."(3) Isso aconteceu com SDL, muito utilizado em jogos digitais, que teve algumas mudanças da versão 1.x para 2.x, mas calma imagine também o GTK+ em que as pessoas tiveram que se adaptar da versão 1.x para versão 2.x e anos depois para versão 3.x.
Vamos agora piorar ainda mais a situação: a linguagem não mudou(1), você não viu necessidade de melhorar nada(2), não existem novas versões das dependências que você utiliza(3), porém alguém por ai vai lá e cria uma biblioteca ou pacote com muitos mais recursos, mais bem acabada e desenhada que cumpre as suas mesmas propostas de uma ou mais dependências que você utiliza(4). Até ai, algo errado? Não, você usa essa biblioteca se quiser e vamos supor que você não queira, seja resistente, porém essa biblioteca ou pacote nova ganha tanta atenção que os desenvolvedores da biblioteca ou pacote que você utiliza decidem não suportar mais ela, afinal existe alguém por aí que faz o serviço melhor. Por algum tempo você pode fingir que nada aconteceu, porém um dia se quiser que seu projeto continue vivo ou você vai se adaptar a uma nova biblioteca ou pacote ou vai acabar tendo que manter você mesmo uma das dependências que utiliza.
Foram 4 cenários que apresentei pelo menos, mudanças na: linguagem(1), no seu código promovidas por você(2), na versão de uma dependência(3), numa dependência que será satisfeita por outra(4).
Seja otimista com as mudanças, se o seu projeto é vivo o código dele também é, mesmo que não se altere em 5, 10 anos, um dia será preciso mexer.