gesousa
(usa Ubuntu)
Enviado em 18/09/2008 - 08:55h
uso ubuntu na minha máquina desktop, ele tem suas facilidades e tal mas acho ele muito pesado meio..."truncado".
R.
Qualquer distro focado no usuario final (fedora, Mandriva, Opensuse), e na facilidade, terá um kernel grande e muitos serviços instalados, pois ele tende a ser o mais genérica possivel, assim se quer ter um sistema leve há duas soluções:
A primeira é você fazer a otimização e customização do seu sistema.
No meu Ubuntu sempre desativo os serviços / programas que não necessito e efeitos desnecessários:
um bom kernel omtimizado é o ominilash do hqxriven
http://hqxriven.wordpress.com/2008/08/
sobre otimização do UBuntu:
Otimizar Serviços:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=89491
Configurações do Sistema
http://news.softpedia.com/news/Optimize-Ubuntu-8-04-for-Speed-86405.shtml
http://www.guiadohardware.net/comunidade/dicas-ubuntu/809914/
rede:
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Hardy#Howto:_Tweak_and_maximize_your_bandwidth_in_Ubuntu.2FLinux_...
como pode ver a bastante conteudo e modos de fazer esta customização e otimização...
P. Se eu não me engano(pelo que eu pesquisei), me pareceu que o o ubuntu é muito bom na parte de detecção de hardware e o fedora no gerenciamento de configurações(me corrijam se extiver errado).
R. Não tem nada haver, o fedora é baseado no red hat, que por sua vez é voltado mais para servidores que para desktop, o fedora possui muito dos gerenciadores do red hat como lvm e outras funções como o controle de restrições selinux, mas que para desktop não fazem sentido nenhum.. acho que é por isso que ele perde um pouco o foco, pois ele é um misto de servidor e desktop... os comandos dele são confusos e há restrições demais no sistema que fazem sentido á um servidor, mas não vejo sentido em um desktop.
Há vantagens, pois se vc for um usuario red hat, o fedora não terá nada de diferente, como se vc for usuario debian no ubuntu também vc estará em casa... isso de configuração depende de qual distro vc mais tem conhecimento e gosta de usar.
P. Outras coisas que me irritavam no ubuntu são alguns bugs do tipo: GRUB não voltar após reset,consumo excessivo de memória, pacotes antigos no repositório(java 1.6(1.5 na canonical),eclipse IDE tá na versão 3.4, no repositório da canonical tá o 3.2 ¬¬"), instabilidade ao instalar bibliotecas do kde(instalei o amarok e o bicho fico + lerdo), etc.)
R.
Os Bugs do Ubuntu são exatamente porque é a distro com mais programas novos no mercado, você deve entender que as distro por política nunca irão usar os ultimas versões dos programas, pois todas elas tem como padrão usar o programa na versão estável e testada por ela, não é porque tal versão foi lançada que quer dizer que esta pronta para o "uso", há vários teste de compatibilidade, de verificação de bugs, antes de um programa entrar na lista oficial da distribuição.
Uma das revoluções do Ubuntu é sua atualização de 6 em 6 meses, como isso é uma das distro que possui os programas mais atualizados atualmente, sendo esta uma das suas filosofias, mas com isso há uma certa instabilidade no sistema, pois os pacotes não são verificados e testados como em outras distros.
O fedora por sua vez tem versões mais desatualizadas do que o ubuntu, pois ele preza pela estabilidade dos pacotes, o que também é um dos diferencias do Debian, que para mim possui um dos maiores periodos de verificação de pacotes, tendo sua versões estaveis lançadas quase há 2 anos de intervalo, por isso que muitos os usam para servidores onde a estabilidade é um fator fundamental.
Ou seja não há como você querer estabilidade e ter os ultimas versões ao mesmo tempo.
o Ubuntu tenta fazer um meio termo, o que para mim é o ideal.
se mesmo assim você quiser possuir os ultimas versões, é só descomentar a linha backports.ubuntu.com no /etc/apt/sources.list, este é um repositorio que mantém as ultimas versões que estão ainda sendo testada, mas há um aviso de todo tamanho que isso pode acarretar instabilidade no sue sistema.
vale a pena trocar o ubuntu 8.04 pelo fedora 9 (liveCD gnome)?
Kra como disse em cima é tudo uma questão do que vc prefere, se quer estabilidade, uma distro like red hat vai de fedora.
se quer uma distro com os ultimos pacotes vá de ubuntu.
se quer uma distro otimizada ao máximo para seu computador vá de slackware e getoo, mas não espere ser facil de instalar ou usar, tudo será feito manualmente, os programas serão instalados por linha de comando e conhecimento tecnico são necessários.]
se quer um meio termo entre otimização e gerenciamento de pacotes, usa o arch linux ou zenwalk.
Reflita o que é mais importante para vc ter em uma distro e escolha a sua distro a partir deste ponto.