meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 14/04/2010 - 14:35h
Estive fazendo uns testes com um Netbook Philco eTech ETN 10001 que veio com o Mandrive 2008-0 instalado de fábrica. A distro estava fantástica, com tudo rodando direitinho, até que seguindo os ícones piscantes que apareceram na área de notificação ao lado no ícone do menu iniciar avisando da necessidade de atualizações.
Como a distro era 2008-0, acreditei que seria mais do que conveniente partir para as atualizações, no mínimo por segurança.
As atualizações de segurança e as normais ocorreram de forma perfeitamente normal. Depois disto, voltou a aparecer outro ícone avisando da existência de atualização da distro possivelmente para a ultima versão 2010.
Tá na cara que embarquei na idéia e mandei atualizar. Deu a maior caca, o sistema não voltou a re-inicializar e não aceitou a recuperação do sistema. Tentei re-instalar de zero tanto a ultima versão do Mandriva como as duas anteriores, já que nas atualizações do Netbook, apenas a ultima tinha dado zebra.
Não consegui, então parti para outras distros.
A grata surpresa foi com o Ubuntu-Remix que é dirigida a Netbooks. Da mesma forma que o sidux, consegui instalar de primeira o Ubuntu-Remix 9.10.
Apenas comentei o acima para você poder entender a situação da qual venho.
Pois bem, com o Ubuntu-Remix o gerenciador de rede habilitou direto tanto rede física (cabeada) como o wifi, sem pedir senhas nem exigir qualquer uso de aplicativos especificos.
Talvez seja algo assim que você esteja buscando.
Como Notebooks (NoBos) e Netbooks são meio primo-irmãos em termos de arranjo de hardware, talvez não seja uma má idéia testar o Ubuntu-Remix no seu NoBo em modo live. Se funcionar bem você já tem a alternativa para solucionar o seu problema. Se não gostar do padrão Gnome do Ubuntu-Remix, basta instalar o LXDE e usar uma interface mais parecida e mais leve que o KDE 4.