janunesdemor
(usa Slackware)
Enviado em 25/07/2009 - 19:08h
Bom para restaurar sua barrade de ferramentas abra o centro de controle, no K, ou no Sistemas e escolha na janela Area de Trabalho e local na lista do lado esquer barra de tarefas.
Quando ao ndiswrapper utilize o programa correto da sua placa de rede ou radio.
Bom, vamos lá.
Passo 1: (abra um terminal)
Exemplo: Emulador de Terminal ou Terminal Super-Usuario) ao ficam no menu K, em Sistemas "Terminal -Super-Usuario fica no final onde diz "Mais Aplicativos"
Passo 2:
Digite o comando # lspci
"o comando é (LSPCI tudo minusculo, todos os comandos aqui são)"
E observe na lista de e procure a linha onde tem "Network controller:" depois dois dois ponto é o nome da sua placa ou fabricante. Caso ele tenha identificado a placa de rede
Antes de prosseguirmos digite o comando:
# ifconfig
(Observação: sempre cada comando tecle ENTER)
no mínimo "lo" (L O) deve aparecer. As placa de rede em geral são identificadas como "eth0", eth1... ou wlan0, wlan0. Se existir alguma dessa otimo sinal sua placa foi reconhecida pelo Sistema.
Se existe o ethX, wlanX vai direto para o (Agora vamos ativar a sua placa de rede: com o IP, quase no final ok.)
Após usar o comando config e aparecer somente o lo, isto significa que o sistema não reconheceu a sua placa de rede ai você tem que instalar ela. Parafazer isto você deve fazer uma pesquisa, com o nome encontra no comando "lspci". Então pegue o nome (listado depois do Network controller:)e vai pesquisar na internet no site
www.google.com.br para descobrir que é o driver apropiado para a sua placa de rede faça o download dele. Ah, após caso você não saiba onde o baixou utilize o K, Procurar/Arquivos ou pastas e digite o nome. Mais para evitar isto quando ele estiver baixando observe o local onde esta sendo gravado, que geralmente é o root.
Após ter baixado o arquivo correto, abra novamento o terminal, e
Digite # cd /
Você foi para a primeira pasta ou a pasta raiz.
(A mais um lembrete, o jogo da velha e o que fica na tela exemplo: root@(none):~# eu estou utilizando o terminal - Super Usuario ok, tudo é digitado depois do #, ou se você for utilizar o Emulador de Terminal, ficará assim bash-3.1#, ou algo parecido tudo bem).
Para ver o nome das pasta do local atual # ls (LS, minusculo e ENTER).
Para entrano local desejo cd /nomedolocaldesejado
Exemplo: Estou no raiz (/), digito o comando # ls
bin/
opt/
root/
sbin/
usr/
home/
Algo assim na tela, e nome dos arquivos que estão naquela pasta.
Para você retorna a pasta anterior, exemplo, estou na "usr/share" então digito #: cd .. (CD minusculo espaca dois ponto um mais um).
então ele vota para o usr/. Caso você queira voltar ao primeiro digite # cd / (CD espaço /, ok)
Bom, seu arquivo baixado deve ser alguma nome .tar.gz.
Para desconpactar ele vamos utilzar o comando # tar -zxvf nomedoseuarquivo.tar.gz
Este comando só dever ser utilizado depois que você achar onde esta o seu arquivo, este comando irá cria uma pasta com o nome arquivo até o .tar.gz, não se importe com o monte de coisa que ele vai mostar na tela quando ele voltar para o # sem nada na frente é que ele terminou.
Bom feito isto, você digita # cd nomedoarquivo
Ai digite # ls
Veja se existe dois arquivos Configure e Makefile ou makefile.
Existindo ok... não existindo veja se existe algo do tipo Module se existir entre nele caso os arquivos que eu falei Configure e Makefile ou makefile. Lembrando que para ver o arquivo ou pasta vc deve digitar # ls
Acho os arquivo agora vamos instalar, para isto é esta sequencia.
#./Configure ou ./configure
(veja ./ ponto barra e nome do arquivo. Ele ira listar um monte de coisa na sua tela, não se preocupe ele esta prepara para instalar a sua placa de rede.
agora os ùltimos comando.
Digite: # make
Depois # make install
Pronto se não deu nem erro sua placa foi instalada.
Agora vamos ativar a sua placa de rede: com o IP
Digite # ifcconig 10.1.1.1 up
(Lembrando que o IP o seu, da sua rede)
Pronto você ativou a placa e definiu o ip.
Caso tenha dificuldades de achar o arquivo correto depois de identificar a sua placa depois do lspci, me mande o e-mal contendo a linha completa do ("Network controller:")