Diede
(usa Debian)
Enviado em 19/09/2008 - 19:18h
Você quer usar proxy (Squid), quer bloquear sites (Squid+Iptables), bloquear msn (iptables) e abrir portas (iptables). Nesse seu caso, qualquer distro serve!
Até um DemoLinux 3.0 que tem o arcaico Kernel 2.2 serviria.
Nesse caso, não entra em questão a facilidade de uso da distribuição, pois por mais difícil que ela seja, você precisará apenas instalar o squid e no pior dos casos editar 2 ou 3 linhas de configuração.
Entretanto, acredito que as mais usadas para esta tarefa sejam as distros que estão há mais tempo em desenvolvimento, como o Debian, ou o RedHat.
Quanto ao suporte, nunca usei qualquer distro que não tivesse sido baseada no Debian, e agora uso o próprio no servidor que gerencio, e, posso afirmar que o suporte não deixa nada a desejar. (eu presumo que o suporte a que você se refere seja o fato de manter, ou não, o ciclo de desenvolvimento/atualização)
A distro certa depende no entanto de a qual nível você quer gerenciar as coisas, tipo, se será um servidor dedicado, ou será por exemplo o seu micro de trabalho cumprindo em BackGround funções de servidor.
Particularmente recomendo para o primeiro caso (server dedicado) o Debian, e no segundo (server não-dedicado) o Ubuntu, por exemplo.