engos
(usa openSUSE)
Enviado em 09/11/2007 - 09:44h
1) O que um Adminsitrador de Redes espera de um Servidor Linux?
Que ninguém perceba que ele exista, pois quando alguem percebe significa que houve algum problema e isso é inaceitável em servidores Linux, pois significa erro do Administrador, que por algum motivo não fez o trabalho como devia, seja na hora de prever erros, backup, segurança, permissões, manutenção etc.
2) Quais as caracteristicas ideiais para uma distribuição linux roda em um servidor?
O Adminitrador ter dominio sobre Linux e em especial sobre a distribuição escolhida, a distribuição ser simples e de confiança quanto a atualizações e lançar versões semestralmente (para garantir que está homologado com sucesso as novas versões de Kernel, bibliotecas etc, visando melhor desempenho e segurança).
3) Quando você está escolhendo uma distribuição, quais elementos você levam em consideração na hora da escolha?
- O momento da distribuição no mercado quanto as ultimas versões e sua aceitação.
- O quanto ela está customizada para o fim escolhido. Ex.
A Mandriva é a melhor no quisito virtualização, ideal para se trabalhar com vários servidores em uma mesma máquina e em sistemas diferentes, ou para servidores de alta disponibilidade;
A Ubuntu Server no quisito praticidade, para projetos mais baratos que exigem menos customização.
A Red Hat para sevidores em empresas mais tradicionais, que possuem condições de pagar o suporte, já possuam outras máquinas Linux e sentem a necessidade de explorar/desenvolver mais aplicativos.
A SuSE para empresas que estão entrando no mundo Linux e ainda precisam de um nome de peso como o da Novell para se sentirem mais seguros e poderem contar com suporte de qualidade.
A Debian para casos mais deslechados, que não precise se preocupar tanto com segurança e atualização (por já ter outro servidor se preocupando com isso, permitindo assim deixar o servidor mais leve para melhorar o desempenho), ou que possuem pessoas pouco capacitadas que venham precisar de ajuda com mais frequência e a empresa não contrataria um serviço de suporte para a distro.
Claro que outros aspectos são avaliados, como por exemplo, se existir algum programa específico da empresa, ele pode estar homologado para uma distro em especial e não para outras e você não vai querer comprar esse tipo de responsabilidade a toa.
É levado muito mais em consideração e deve-se fazer toda uma análise completa antes, mas no fim o que vai contar mais é o quanto grande é o trablho e o quanto se conhece sobre as distros, pois a tabela de exemplos de distros acima só pode ser usada se você tiver dominio sobre todas elas (como você pode observar, não tenho dominio sobre Slackware, que é bem provavel que facilmente substituiria a Debian).
Outra coisa que levo em consideração é que para pequenos e médios trabalhos uso Debian ou Ubuntu, por serem trabalhos menos lucrativos e as depesas devem ser baixas. Para pequenos, médios e grandes Mandriva, Red Hat ou SuSE, pois pode-se contar com uma customização de alta qualidade, deixando os servidores muito melhores preparados com muito menos esforço do que com a distro Debian e Ubunutu, alem de contarem com um suporte de excelente qualidade fornecidos pelos fabricantes.