Trunk 802.1Q com LACP, bridge e HTB.

1. Trunk 802.1Q com LACP, bridge e HTB.

Ricardo Alexandre Trombetta
ricardot

(usa Fedora)

Enviado em 22/04/2014 - 14:39h

Olá pessoal,
Tenho um ambiente consigurado da seguinte forma:

Um servidor linux ligado a um switch através de duas placas gigabit que são respectivamente conectadas a duas portas de um switch gerenciável. As portas do switch estão unidas usando link agregation e LACP, e no linux as placas estão unidas usando bonding em modo 4 (LACP), criando uma única interface de nome bond0.

No lado do switch, este link agregation está configurado para operar em modo Trunk 802.1Q, enviando para o linux pacotes com as TAGs de cada uma das VLANs.

No linux foram criadas varias outras interfaces para cada uma das VLANs em cima da interface bond0. (Ex.: bond0.2, bond0.3 ... bond0.100)

Uma das VLANs é usada para receber o link internet que vem de um roteador cisco e é conectado a uma das portas do switch, configurada para funcionar na VLAN 2. No linux tenho a interface bond0.2 que tem varios IPs internet usando aliases (bond0.2:0...bond0:10).

Uso a interface bond0.2 para dar acesso a internet para as VLANs fazendo nat.

Pois bem... agora surgiu a necessidade de um grupo de usuários receber IPs quentes internet, eles não podem passar por nat. Isto seria fácil, bastaria adicionar o cliente na mesma vlan da internet (vlan2) e atribuir os respectivos IPs.

Para complicar as coisas a velocidade desses IPs deve ser travada, porém sem que os pacotes passem pelo Linux, não consigo travar a velocidade. A alteração das configurações no roteador é fora de questão, pois pertence a operadora do link, que chega com um link de 1Gb.

A solução que pensei:

1 - Criar uma nova vlan no switch onde ficarão esses clientes e uma interface no linux para se comunicar com esta VLAN através do trunk (vlan 100 - bond0.100).

2 - Criar uma bridge br0 onde seriam adicionadas as interfaces bond0.2 e bond0.100.

3 - Usar o iptables para marcar os pacotes da bridge br0 que tenham origem ou destino nos IPs quentes que foram atribuidos para esses clientes.

4 - Usar o HTB para controlar a velocidade dos pacotes marcados.

Alguem sabe se isso da certo ?

Abraço.

Ricardo


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts