removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/02/2022 - 17:50h
DMCbr escreveu:
O celular é 5GHz como mostrado na figura. O meu roteador é o D-Link DIR815.
Antes eu tinha DHCP habilitado no modem e no roteador, nunca deu problema, mas era um NAT a mais sem necessidade, por isso coloquei ele no modo bridge agora.
O NAT tem impacto praticamente nulo em uma rede domestica. A não ser que você precise de conectividade entre os aparelhos que estão em lados diferentes do NAT, ou seja, em redes diferentes. Mas mesmo assim, isso pode ser resolvido com uma simples regra de redirecionamento de portas no seu roteador.
Quanto ao problema de perda de conexão, a maioria dos roteadores wi-fi vem por padrão de fabrica com a seleção de canais em modo automatico. Em ambientes em que há alguma interferencia, ao ser detectada essa interferencia, o roteador muda de um canal para o outro de forma automatica. Pode parecer uma boa ideia inicialmente, mas na pratica o que acontece é que cada vez que há essa troca de canais, todos os aparelhos que estão conectados na rede wi-fi são desconectados e tem que passar pelo processo de conexão novamente. Isso inclui o processo de handshake completo. Dependendo do hardware dos aparelhos esse processo pode demorar um pouco. E em ambientes muito "poluidos", essa mudança pode acontecer com uma frequencia excessiva, prejudicando de forma drastica a experiencia de uso do wi-fi.
Minha sugestão é: Analize seu roteador quanto as configurações de canal e caso esteja no modo automatico, mude.
Para escolher o melhor canal, o ideal é fazer uma analize do ambiente e descobrir qual canal não esta sendo usado por perto, vizinhos e etc... E tentar usar o canal mais distante possivel dos que estão sendo usados, evitando assim alem da interferencia direta, a interferencia co-canal.
Tem um aplicativo para dispositivos android que faz essa leitura bem legal e é de graça. Chama-se Wi-fi Analizer.