hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 09/08/2015 - 11:51h
@spylinux, realmente acho que não fui muito claro na minha explicação, então vou esclarecer o que eu quis dizer.
Primeiro, entenda que eu não quis fazer um ataque pessoal ao mysql, o qual considero uma excelente tecnologia. Eu só quis dizer que para quem está começando, o SQLite é mais fácil.
Quando eu disse que ele não requer instalação, eu posso ter me expressado mal, mas o que eu quis dizer é que a instalação dele é muito simples e não requer nenhuma configuração posterior. Além disso, ele não é um serviço que precisa ser iniciado e parado. Quanto a poder criar vários bancos, de fato você pode fazer isso com outras tecnologias, mas eu quis dizer (e concordo que também não fui claro nisso) que o SQLite, por sua simplicidade, não se limita a poucos bancos de dados, já que cada banco é um arquivo e os metadados do banco ficam salvos no arquivo.
De fato, cada tecnologia tem uma proposta diferente e cada caso vai requerer uma opção diferente. Mas a padronização da linguagem é importante para evitar problemas durante uma migração. Por exemplo, em Oracle é comum você fazer um left join da seguinte forma:
select * from tabela1,tabela2
where tabela1.id(+) = tabela2.id;
Mas ao seguir o padrão ANSI seria feito assim:
select * from tabela1
left join tabela2
on tabela1.id = tabela2.id;
A segunda forma funciona para todo SGBD, mas a primeira funciona apenas para Oracle, e para DB2 se não me engano. Mas as duas retornam o mesmo resultado. Portanto, não há necessidade de adotar formas alternativas ao padrão.
Quando falamos em linguagem procedural, aí concordo que é um caso à parte. Linguagens procedurais são importantes para adicionar funcionalidades muitas vezes requeridas, mas acho que seria muito bom se houvesse também uma padronização de linguagem procedural.
Agora, seu conceito de banco de dados e o meu são diferentes. Para mim banco de dados é tão somente o conjunto de dados. Um banco de dados sequer precisa estar em um computador, você pode ter um banco de dados no seu caderno, por exemplo. O Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é a tecnologia usada para armazenar e manipular esses dados. Exemplos seriam o MySQL, Oracle, PostgreSQL, etc. O PHPMyAdmin é um front-end para o MySQL. Ele não gerencia dados e bancos de dados, apenas lê os metadados do back-end (no caso, o MySQL) e disponibiliza uma interface para facilitar seu manuseio.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira