vchacal
(usa Debian)
Enviado em 04/08/2016 - 14:50h
ricardodru escreveu:
Prezado Campacci:
Estamos fazendo uma migração de MS para Samba 4. O DC principal ainda está no MS. O secundário está rodando num Samba 4.
Este file server será um DC terciário, pois o plano é despromover o DC MS e o Samba 4 secundário assumi como primário.
O Samba 4 faz sim o controle por ACL do Active Directory.
Quanto a questão dos discos, caso ele esteja embutido em um LVM, caso seja necessário atachar este disco em outro server, eu não vou conseguir certo ?
Se ele estiver fora do LVM, eu também posso expandir o espaço em disco... Mas acredito que seja necessário reiniciar o server.
A vantagem do disco estar em uma LVM, seria apenas a questão da expansão do disco com o servidor em funcionamento ?
Quanto a Raid, todo este ambiente é VM, está rodando em VMWARE, onde já temos a Raid instalada. O backup estamos planejamento como iremos fazer (nuvem, fita...)
Manda ai o que vc precisa sobre o BDC.
Consegue sim, o LVM permite que vc aumente ou diminua os discos. Assim vc pode tirar o disco deste volume e alocar em outro sem problemas. Mais acredito que sua preocupação seja com os dados jah armazenados né ... os dados permanecem no volume, apenas o tamanho que sera diminuído. Mais ai quando vc adicionar este disco em outra VM acredito que vai precisar formatar pra usar ou (não tenho certeza se da pra tentar fazer uma nova LVM e adicionar o mesmo).
Quanto ao estar fora do LVM, se da pra expandir o disco ... neste caso pegar uma partição qualquer e alocar o espaço pra outra? Já vi pessoal aqui no VOL comentar que usando o GParted da ... mais nunca tentei pra provar. Caso contrario eu excluiria as partições e criaria uma nova ... porem perde todos os dados.
É isso mesmo fera, unica vantagem é a expansão!!! O que pode ser feito com RAID 0 também, porem a vantagem do LVM é que vc não precisa adicionar um disco inteiro no volume, pode ser apenas uma partição. Não sei se o raid 0 da pra fazer isso.
Exemplo.: Tenho dois discos, sda e sdb ... e deixo da seguinte forma sda1 sda2 sda3 e sdb1 sdb2 sdb3 sdb4
Eu crio um volume e adiciono a partição que eu quiser, um volume qualquer com as partições sda2 e sdb4, posso ir adicionando e movendo.
Quanto ao backup, acho que fita é a forma mais antiga e segura rsrsrsrs. Porem precisa da TAPE que é cara tmb.
Meu problema com o BDC é este aqui.:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Samba/Samba4-Secundario-nao-assume-DC
Se puder me ajudar tmb vlw e espero que eu tenha te ajudado tmb.