cyberwolf
(usa Slackware)
Enviado em 07/04/2009 - 11:05h
Bom dia, encontrei um artigo que foi util para mim neste caso, resumindo:
Uma limitação importante do smbfs é que ele suporta, por default, transferências de arquivos de no máximo 2 GB. O sintoma do problema é que as transferências começam normalmente, mas param ao chegar aos 2 GB, com um erro "file size limit exceeded" ou outra mensagem de erro qualquer, gerada quando o gerenciador de arquivos não consegue concluir a transferência:
Esta na verdade não é uma limitação do Samba, mas sim do protocolo SMB, que é usado por default pelo smbfs. A solução para o problema é adicionar a opção "lfs" (a sigla é abreviação de "large file support" e, como o nome sugere, ativa o suporte a arquivos de mais de 2 GB, que está disponível no protocolo CIFS) no comando de montagem, ou entre as opções especificadas na linha do /etc/fstab. como em:
# mount -t smbfs //servidor/arquivos /mnt/smb -o lfs,username=gdh,password=1234,uid=gdh
ou:
//servidor/arquivos /mnt/smb smbfs lfs,users,username=gdh,password=1234
smbpasswd,fmask=777,dmask=777 0 0
É importante notar que a opção lfs elimina qualquer limitação com relação ao tamanho dos arquivos por parte do Samba, mas você ainda poderá ter problemas ao copiar arquivos grandes para máquinas com HDs formatados em FAT32, sistema que suporta arquivos de no máximo 4 GB. A solução nesses casos é (no caso das máquinas Windows) converter as partições para NTFS. No caso das máquinas Linux, não existem restrições, já que o EXT3 suporta arquivos de até 2 TB.
Você ainda pode utilizar o CIFS, que é uma evolução do SMB. É só substituir o comando
"mount -t smbfs" por "mount.cifs".
Até o problema de copiar arquivos acentuados se resolve.
o Artigo completo você pode ver em:
http://www.gdhpress.com.br/blog/samba-lfs/
Espero ter ajudado, valeu!