guilhermegnb
(usa Fedora)
Enviado em 05/07/2012 - 16:30h
Boa tarde Rapazeada.
Seguinte, ainda sou iniciante em servidores, Linux e administração destes e agora tenho a oportunidade de adquirir experiencia no assunto, meu cenário é o seguinte:
1. Servidor Dell
1.1- Processador XEON E5410 2.33GHz QUAD
1.2- 8 GB Memória
1.3- 1 HD 1TB(raid0)
1.4- 1 HD 500GB(raid0)
1.5- RedHat Enterprise 5
2. 60 Usuários(windows)
3. BKP em torno de 850GB(arquivos em rede e e-mails).
Em fim, não tenho redundância, tenho um backup diário, onde o bkp que será feito hoje a noite, sobre-escreve o de ontem(somente aquilo que foi alterado) e 3 bkp's semanais, que me dá +ou- 1 mês de “cobertura”, porém esses bkp's semanais são compactados e em caso de recuperação, demora uma eternidade para restaurá-lo.
Hoje, estou cotando um novo servidor afim de oferecer mais tranquilidade e confiabilidade para meus usuários e é claro pra mim.
Consegui essa configuração de um server torre com a Dell:
4. Servidor Dell
4.1- Processador XEON E5620 2.4GHz QUAD
4.2- 8 GB Memória
4.3- 2 HD 2TB(raid1)
4.4- Com fonte redundante de 580W.
Minha pergunta é, adquirindo essa máquina, consigo trabalhar com raid1 de maneira satisfatória? Pelo que sei, raid1 é um espelhamento, onde quando um disco para, o outro(“espelho”) assume e continua as atividades com uma certa tranquilidade.
Pergunto isso, se dá pra trabalhar de maneiro satisfatória, porque cotei um outro servidor anteriormente, mais com um hardware muito superior a este, porém, ficou muito caro, pensando por um lado, ficaria um bom tempo sem precisar(teoricamente) de upgrade, mais por outro lado, acredito que nossa estrutura e necessidade não é tão grande assim para um hardware desse tipo.
Recorro a vocês, experientes no assunto para com esse assunto, já isso é um tipo de coisa que não se aprende muito na faculdade...
abs,
Guilherme Brumatti.