jonaseduardodias
(usa Ubuntu)
Enviado em 28/02/2011 - 12:07h
Caro colega,
Pelo que vejo seu problema maior vai ser a configuração do serviço proxy. Veja:
se for configurar um proxy somente, basta uma interface de rede, coloque o servidor na rede normalmente usando um ip fixo. Neste caso ele não precisa nem ir direto ao modem. Depois configure o ip deste servidor e porta do squid nos browsers dos clientes. Irá funcionar se o seu serviço proxy estiver corretamente configurado e rodando. Isso porém não é um cenário eficiente e você terá o trabalho de configurar cada estação de trabalho da rede para usar seu servidor proxy. Se você trabalha também com o AD pode ser até viável, contudo exigirá uma trabalhosa configuração no AD.
Por outro lado se você desejar usar um "proxy transparente", neste caso você dispensará ajustes do AD, deverá ligar o servidor ao modem via eth0 por exemplo, e compartilhar a conexão via eth1 no caso. Desta forma a conexão seria compartilhada por seu CentOS que seria o gateway na rede, e seria interessante você configurar também um serviço DHCP.
Recomendo a você a leitura completa do capítulo 5 deste livro:
http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/#indice (o livro está disponível para leitura online gratuitamente sem exigência de cadastros)
isso te ajudará a planejar e configurar seu serviço de proxy e sua rede. O Livro é baseado em distros derivadas do DEBIAN então, há uma diferença para o CentOS no que diz respeito a instalação de alguns pacotes, e localização de arquivos de configuração. Porém a edição destes arquivos é universal, apenas adapte os conceitos do livro a sua realidade.
Abraços e boa sorte!!