pbonfanti
(usa Debian)
Enviado em 07/08/2018 - 15:21h
Assumindo que você usa debian, ou debian based:
apt-get install apache2 sarg
Ele vai instalar o pacote, o sarg não roda como serviço, normalmente o sistema agenda o script /usr/sbin/sarg-reports no cron que vai gerar relatório diario, mas pode ser interessante você personalizar, criando seu proprio agendamento, dependendo se você quer um relatório com período diferente.
Você pode verificar isso com :
ls /etc/cron.*/sarg
O arquivo de configuração é o /etc/sarg/sarg.conf , por exemplo se você está usando o squid3 no debian o seu log por padrão fica em
/var/log/squid3/access.log , Você precisa editar a linha "access_log" do seu sarg.conf para apontar exatamente para esse arquivo.
A linha "title" vai ser o título da sua página do sarg, mude do jeito que bem entender.
Você vai querer o formato da data nacional então edite a linha de data para:
date_format e
A linha output_dir vai apontar para o diretorio de página web onde o sarg será exibido. Caso você for personalizar seu relatório em vez de usar o padrão da máquina você vai quere mudar esse parâmetro, por exemplo /var/www/html/acessos-internet .
A maioria das outras coisas é opcional, mas eu devo destacar as opções exclude_users e exclude_hosts , que você pode usar para que alguns usuários não aparecam no seu relatório, caso isso lhe for solicitado.
Toda a configuração é feita nesse arquivo eu recomendo você fazer as alterações com o nível de detalhamento que você quiser, e chamar o comando com "sarg -x" , sempre que você chamar o comando sem especificar outros parâmetros ele vai ler os detalhes do seu arquivo sarg.conf,
Se der erros ou não sair do jeito que você quer , é voltar pro arquivo e editar de novo.
Provavelmente tem alguma matéria completa sobre o sarg aqui no VOL, normalmente elas são escritas junto com artigos sobre o squid, mas isso já dá um pontapé inicial.
Aviso que em alguns casos muito raros uma linha do log do squid pode ser tão extensa ou malformada que buga o sarg e impede ele de gerar o relatório, nesse caso você vai precisar descobrir o numero exato da linha e gerar um novo arquivo de log apenas sem essa linha , e rodar o sarg com o parâmetro "sarg -l log-corrigido.log" .