rodrigolack
(usa CentOS)
Enviado em 13/05/2016 - 08:12h
arasouza escreveu:
Rodrigolack, parabéns pela iniciativa melhores práticas são importantes em srv em produção, vamos lá:
1- vc deve fazer um bkp sim do seu smb.conf. claro sempre q for alterar primeiro bkp do .conf, assim qualquer pro é possível voltar o sistema ao estado de funcionamento rapidamente
2- O samba permite aplicar as modificações em produção ou seja após criar um bkp, vc pode inserir os compartilhamentos e sem precisar reiniciar o serviço (parando assim o acesso ou quebrando conexoes), espere um tempo que os compartilhamentos irão surgir para os users.
Só uma pergunta, vc definiu os acessos ao criar os diretórios? tipo dono, grupo etc.?
arasouza, obrigado pela resposta.
Então, eu criei os diretórios e deixei com as permissões iguais às dos que já estão em uso. root root.
Pela análise que fiz, a pessoa que montou essa arquitetura deixou as permissões padrão para os diretórios e definiu os acessos em nível de compartilhamento, pelo parâmetro write list, me corriga se eu estiver falando algo errado.
Não quero promover qualquer mudança na arquitetura atual, é cedo pra isso, por isso os novos compartilhamentos terão os mesmos parâmetros dos atuais por enquanto.
Com relação a resposta que você deu, entendi que a primeira forma que citei é a melhor, é isso?
"1: Abrir o smb.conf com o VI, editar e salvar (os novos compartilhamentos terão os mesmos parâmetros dos que já existem)"
A segunda opção que descrevi, foi porque eu copiei o smb.conf pra minha máquina (Ubuntu) e editei pela interface gráfica, assim já tenho o arquivo pronto para só sobrescrever o que está no server.
Para qualquer das formas já tenho um backup do .conf original guardado.