lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 04/07/2013 - 21:05h
px escreveu:
lcavalheiro escreveu:
px escreveu:
lcavalheiro escreveu:
soprano escreveu:
humm não sabia, sabia que o debian era o pai de todas as distros mas não sabia que o slack é a primeira distro de todas.
Grande manual, vou tentar dedicar tempo a le-lo. Para já vou criar uma maquina virtual e fazer testes.
Dá para fazer download do manual todo?
valeu
Falou
[*****] agora, pois o Debian não é o pai de todas as distros. Isso é o que dá viver no mundinho colorido do MS Ubuntu...
Um pouco de história, já que os jovens já esqueceram...
Se existe uma distro que pode ser chamada de pai de todas as distros, certamente esse título pertence ao SLS (Softstanding Linux Systems). No entanto, o SLS era bugado pra
[*****], e isso levou duas pessoas a tomarem providências. O primeiro foi Patrick Volkerding, mais conhecido como Tio Pat ou o Cara. Em 1992 ele corrigiu os bugs do SLS e distribuiu a distro corrigida sob o nome de Slackware. Já Ian Murdoch e sua na época esposa Debra decidiram começar um trabalho do zero, e aí nasceu, em 1993, o Debian. Podemos dizer que se o Slack e o Debian representam as duas abordagens possíveis para o GNU / Linux (estabilidade e possibilidade de personalização x facilidade e praticidade) e essa dicotomia ditou a evolução de todo o mundo do GNU / Linux, certamente nenhuma dessas duas distros existiria hoje se não fossem os bugs do SLS.
Isso que da cutucar o Slacker com vara curta, kkkk ... mas ta certo primeira distro pra valer foi o Slack em funcionalidade e controle do sistema, pois o Debian no inicio não era nem metade dum Slack bem configurado(considerando sua coexistência).
E colega que escreveu o artigo, as pessoas não gostam de dar tudo na boca não, você terá de ler muito e se dedicar, papo reto msm, ai se surgir uma duvida concreta em algo que você já sabe mas não consegue resolver poste aqui que ficarei feliz em lhe ajudar, caso saiba, pois não sou nenhum tiranossauro pinguim ninja mestre dos disfarces tbm não kkkk' ... paz!
Desculpa a sinceridade, mas você falou
[*****] também ;-). A primeira distro foi realmente o SLS, ele só era bugado - mas o mérito de criar o conceito de distribuição, isto é, uma imagem para instalação que já tinha tudo que precisava pra ligar o computador e sair usando, é do SLS. Em funcionalidade o vovô é o Yggdrasil, uma distro Live de 1992 (alguns meses mais velha que o Slack), mas descontinuada em 1993 ou 1994 (não lembro agora) - uma pena, tinha uma capacidade de reconhecimento de hardware muito superior ao Kurumin, guardadas as devidas proporções.
O Slack é apenas a distro mais antiga ainda na ativa, e de 1992 a 1997 ele conseguiu o mérito ainda inigualado de ser chamado o GNU / Linux padrão - ou seja, todas as distros eram comparadas com ele. O Debian só ganhou força depois disso, quando houve uma melhoria na confiabilidade de pacotes pré-compilados.
Ahh, isso que da falar sem viver na época ^^ ... mas tudo saiu do c* dos bell labs e do grande MIT, leia -se Unix que era proprietário, então estamos no lucro!
Cara... em 1992 eu tinha uns seis anos, eu comecei no GNU / Linux em 1996 apenas...
Mas concordo. Tudo isso que temos hoje saiu do
[*****] da Bell Labs quando um certo Richard Stallman se emputeceu com o conceito de software e hardware proprietários. Hoje temos tudo isso graças a ele, ao John Maddog, aos Linus Torvalds e aos caralhões de gente tipo eu e você e todo mundo aqui no VOL que contribui com o Software Livre do jeito que pode.