irado
(usa XUbuntu)
Enviado em 12/06/2010 - 20:30h
verifique a sequencia de disparo dos seus scripts de ativação de serviços que, em Debian/*buntu ficam em vários níveis, os de interêsse são os /etc/rc.3 e /etc/rc.4.
muito bem, nêsses diretórios (se errei, mude para o diretório apropriado) vc encontra links simbólicos para os vários scripts reais que ficam em /etc/init.d. Confuso? é.. o pessoal da Debian é partidário do principio alemão/saltense: "em dificil sendo possível, não há porque facilitar". Bem, voltando:
leia aqui os runlevel:
http://www.debianhelp.co.uk/runlevels.htm
http://www.unixtools.com/linux-runlevels.html
então digamos que lá em /etc/rc.3/ vc tenha um link simbólico em S20->dhcp(servidor) e outro em S40->ativa placas de rede e outro em S50->dhcp(client). Então, quando a placa for ativada, as instruções que vc tiver proposto pra ela (dhcp) serão atendidas pelo servidor em S20, que é o seu e não o da provedora.
analise COMO alterar isso pelo rc.update (man rc.update). Ou então analise CUIDADOSAMENTE as sequencias como explanado, e altere tudo para (por exemplo) o SEU servidor dhcp ficar DEPOIS da ativação da placa de rede e (óbvio) após o dhcp-client.
claro como lama, não é? não se amofine, a partir daí as coisas costumam ficar bem piores :)
divirta-se.
ps1: examine os vários arquivos em /etc/init.d; o de maior interêsse é o /etc/init.d/rc
ps2: o assunto é abordado com bastante profundidade no focalinux (acho que no avançado). Valerá a pena vc ler.
flames > /dev/null