w_wagner_so
(usa Debian)
Enviado em 29/11/2011 - 14:29h
rai3mb escreveu:
...
e digitar o comando
#chmod 117 wagner
estarei dando controle total a um usuario, mas qual, onde defino quem é este usuario.
Assim vc estará dando controle total a outros usuários, e ainda estará modificando as permissões do dono = 1, e do grupo =1 do arquivo.
Vc não especifica a quem está dando a permissão, a lógica é o dono arquivo, o grupo do arquivo e demais usuários, nesse caso basta saber quem é o dono do arquivo ai saberá a quem está recebendo as modificações de permissão.
Se quiser dar permissão para outra pessoa fora o dono, coloque-o dentro do grupo do dono do usuário, ou em outro grupo, e modifique o grupo do arquivo, comando
# chgrp nome_do_grupo nome_do_arquivo
Abraços
Recebi um outro material de estudos e fiz o seguinte
Criei o diretório /home/usuário/carrion
Em “smb.conf”
Deixei da seguinte forma:
[carrion]
Path = /home/usuário/carrion
Valid users = @carrion
Force group = carrion
Read only = no
Veja se estou errado, quando crio um usuário ele automaticamente cria um grupo com o nome do usuário, sendo assim não precisei criar o grupo ok!
Usei o comando ” #chown –R root:carrion /home/usuário/carrion”, se estou certo ele passou as permissões para quem estava no grupo carrion, que neste caso deve ser o usuário carrion, correto.
Agora quanto tento acessar esta pasta de outro ponto (maquina com xp na rede) ele me pede usuário e senha, digito o usuário carrion e a senha mas o mesmo diz q tal usuário não existe, onde estou errando.