Gilfran
(usa Arch Linux)
Enviado em 30/10/2008 - 11:23h
Slimp, realmente esse assunto é algo muito delicado pois pode incidir em processos contra a empresa que intercepta a conversação pessoal dos funcionários e pode ser usada com má fé por parte dos administradores (ou gerar essa suspeita) e não queremos isso.
Existe um proxy para msn, o msn-proxy, ele lhe possibilita fazer vários tipos de controle, inclusive só liberar os contatos que o administrador quiser para o contato, logo, seria feito o controle de só poder adicionar quem fosse contato profissional evitando assim a invasão da privacidade dos funcionários já que esses só teriam contatos profissionais no MSN em uso.
A ferramenta é fácil de instalar e de administrar (tem uma interface web feita em php).
Vale sempre lembrar que o aconselhável é que a empresa disponibilize um endereço de msn para seus funcionários afim de que esses não tenham que dispor dos seus contatos pessoais para fazer contato com os contatos profissionais da empresa, isso até demonstra uma maior organização da empresa, ao meu ver.
Enfim, o site do projeto é:
http://sourceforge.net/projects/msn-proxy/
Existem outras soluções mas acho que essa supre tranquilamente suas necessidades sem precisar invadir a privacidade (ou seja, interceptar a conversa dos funcionários).
Vale aqui fazer duas observações. A ferramenta é desenvolvida e mantida por brasileiros e ainda está sendo testada, logo, toda ajuda com código e bug report será muito bem vinda e é assim que o SL é feito e constantemente aperfeiçoado.
Abraços,
Gil
www.tux-ce.org