gabrielpinho
(usa Ubuntu)
Enviado em 26/10/2014 - 20:21h
Olá amigos,
===Atenção, texto balblabla antes da dúvida, pode pular esse 1 paragrafo... rs======
Depois de muito tempo longe do Linux, a minha primeira distro e que usei por mais tempo era o Kurumin, que sinceramente me deixou apaixonado pelo sistema. De tempos em tempos, quando o Windows me enchia o saco com seus problemas, eu corria atrás de uma nova distro, mas os entraves de sempre ter que dar muito jeitinho, instala aqui e ali ou periféricos que não funcionavam me desencorajavam a manter o sistema. Desta vez depois da raiva que tenho do Windows 8, aliás o pior sistema que já usei, que veio instalado no meu ultrabook. Um sistema com uma interface e proposta interessante mas que peca no básico de apresentar uma plataforma rápida, principalmente quando você quer fazer uma tarefa de 10 minutos e termina tendo que gastar 1 hora em decorrência das atualizações tão arbitrárias, ok! É possível desativá-las mas quero me manter atualizado não atrasado ou perturbado. Enfim, quando instalei o Ubuntu fiquei espantado como o sistema evoluiu, ficou robusto e os ajustes excessivos não são mais necessários, me surpreendeu inclusive meu modem 4G Zte tem funcionado totalmente plug and play... contagem regressiva para arrancar o ruindows8 do meu ultrabook.
====================================================================================
Bom depois desse blablabla chato, a minha dúvida vem abaixo...rs
Lembro que sempre que queria executar um comando na área gráfica eu criava um script executável, para abrir um programa e tal, criava um documento de texto, definia a extensão como .sh abria as propriedades e marcava como executável, pronto!
Tentei fazer o mesmo no Ubuntu e não da certo de jeito nenhum.
Criei o seguinte script:
ap-hotspot start
No terminal ele funciona bem, mas na parte gráfica ele abre o documento de texto, independente do que eu faça. tentei dar comando de executável via chmod +X ativar a opção nas propriedas, dar chmod 777 e tudo, mas NADA faz ele rodar na parte gráfica.
E ai alguma luz de como fazer um script de comando rodar na parte gráfica do Ubuntu?
Grande abraço.