Aimagem
(usa Slackware)
Enviado em 22/01/2013 - 15:57h
Paulo,
Como não sou programador - digo, não vivo disso - aprender novas linguagens aos 44 do segundo tempo seria muito trabalhoso para pouco uso prático. Mas claro que, conhecimento nunca é demais e quem sabe não possa fazer isso aos poucos?
Sobre minha dúvida, ela é mais para solucionar - de forma "caseira" - uma questão de automação que temos aqui na agência para envio de relatórios para nossos funcionários. Podemos fazer isso manualmente? Claro que podemos. Seria mais prático ser automatizado? Claro que seria. Mas isso não seria um motivo para se investir muito esforço ou até mesmo dinheiro nisso. Seria apenas pela praticidade mesmo.
Sobre a questão…
O script que fiz para gerar os relatórios individuais está funcionando perfeitamente bem, gerando tanto o da data atual quanto de datas anteriores se desejarmos. A questão é que queria verificar, após gerar os relatórios, para qual endereço de email o arquivo deve ser enviado, baseado na lista que criei. Correspondência entre nome do arquivo = nome do funcionário.
Exemplo:
script # ele criou os seguintes arquivos
janedoe.log
georgebush.log
names.dat # nomes dos funcionários com seus respectivos emails.
johndoe:johndoe@mail.com
janedoe:jane@mail.com
georgebush:bush@mail.com
Diante disso, verificar para qual email o relatório deve ser enviado.
Note que para o nome da primeira linha, não houve relatório, então ele deve continuar verificando a correspondência.
Como as vezes temos funcionários temporários, seria interessante poder fazer isso de forma automática, mudando apenas o conteúdo do arquivo names.dat e não o script em si.
Pensando nisso, me de deparei com a questão de como saber quantas linhas o arquivo .dat teria para poder testar todos os nomes até o final do arquivo, mas me lembrei do wc -l para contar as linhas.
Qualquer outra informação que posa ajudar, fico grato.
Abraços,
Matheus.