slackjeff
(usa Slackware)
Enviado em 31/08/2017 - 17:16h
Vai depender de três condições.
Pretende usar Linux/UNIX e derivados no resto da sua vida?
Sim é totalmente válido, shell é uma linguaguem altamente profissional e que não deixa nada a desejar.
Se você conseguir chegar a ser um programador avançado é a coisa mais linda de se ver, seguimos o exemplo de dois grandes nomes (Julio neves e Aurelio). Você pode criar programas completos em algumas linhas, o que é diferente de outras linguagens dependendo o programa e a linguagem o mesmo programa que você criou em shell fica 100x maior em outras linguagens. (lembrando! depende da linguagem, podemos usar o JAVA como um exemplo haha).
Eu sou programador JS, meu foco maior é em desenvolvimento web... porem eu acabei que largando está área e me aprofundando em shell, é distinto a coisa não? mas eu resolvi deixar o dev web de lado e usar como hobby e pegar o shell como minha linguagem profissional e padrão. (obs: trabalho com servidores).
Esse negocio que shell só serve pra automatizar não ta com nada... como falei você pode criar programas completos com pouco e de quebra criar um interface (top) como YAD.
Ah mas eu quero criar programas para servidores, sem problemas, use o GDIALOG. Pensou criar um programa completinho para servidores? :)
Outra coisa é que você precisa ter criatividade, afinal quando criamos um programa (script) é feito na base da gambiarra, e não adianta dizer que não.
Foque em ser avançado nesta linguagem e olhe somente pra frente!
Não pretende usar Linux/UNix derivados o resto da vida e quer fazer programas globais.
Esqueça, parte para outra linguagem como python que é uma linguagem fina e versátil.
Quer trabalhar na área de servidores ou em corporações grandes.
Ta perdendo tempo com o que? começa a estudar e se aprofundar... emprego que não falta, já que servidores são 90% servidos com distribuições linux.
GPG KeyId: <0xD9EC33CD>
Meu Site:
http://slackjeff.emmilinux.com.br/