sistema de backup

1. sistema de backup

guilherme vinicius
guilhermecouto.2

(usa Outra)

Enviado em 02/11/2010 - 22:02h

O trabalho consiste na geração de um sistema (formado por um ou vários scripts) que controlará a execução de backups da área do usuário (/home/.....).

O sistema deve:

1 - Permitir a especificação da frequência de backup (diária, semanal ou mensal). Isso deve ser feito através de script.

2 - Determinar qual (ou quais) o(s) arquivo(s) e/ou sub-diretório(s) do usuário serão salvos no backup.

3 - Os backups deverão ter a forma de arquivos compactados pelo tar/gzip. O padrão de nome do arquivo deve seguir a regra:

caminho_do_diretorio_compactado-ano-mes-dia-hora-min.tar.gz

Exemplo:

home_adalberto_documentos-2010-10-28-12-43.tar.gz

4 – O sistema deve ter a opção de definir a quantidade de backups salvos do mesmo diretório. Por exemplo, se a quantidade for quatro e já existem quatro backups do mesmo diretório salvos, no momento que for feito um novo backup, o mais antigo deve ser automaticamente removido.

ps: me ajudem por favor


  


2. Re: sistema de backup

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 02/11/2010 - 23:50h

Está parecendo algum trabalho para a sua faculdade. Você precisa fazer um esboço das operações lógicas e depois definir os aplicativos ideais para cada uma das etapas, partindo depois para a preparação de scripts individuais para cada uma das operações consolidando tudo no final ou partir direto para o desenvolvimento de uma rotina única. No item 1 você pode usar o cron para fazer a programação de ativação da rotina.
Vamos dar um up no seu post para ver se algum outro companheiro, de repente já tem algo parecido que você possa aproveitar.


3. Re: sistema de backup

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 03/11/2010 - 03:43h

Está parecendo algum trabalho para a sua faculdade. [2]

1 - Como o amigo acima disse, isso pode ser controlado pelo cron. Até porque se você controlar isso de dentro do script (sleep 1d, sleep 7d ou speed 30d) você precisará de outro script para controlar o seu caso ele morra. Mais simples e estrutural deixar o cron cuidar disso.

2 - Seria de um modo grotesco algo como:
tar -cf backup.tar $1 $2 $3 $4 $5
ao que você chamaria o script por ./script aquivo-a-ser-copiado1 aquivo-a-ser-copiado2 aquivo-a-ser-copiado3

3 - Aí a lógica é quebrada. Se você pode especificar um ou MAIS arquivos a serem backupeados, como ficaria o nome desse arquivo de backup se eu resolvesse backupear um a um meus 20.000 arquivos?
De qualquer forma, o padrão ano-mes-dia-hora-min pode ser exibido por "date +%Y-%m-%H-%M-%S"

4 - Nesse caso você definiria uma variável para cuidar da quantidade e daria algo como "ls /armazenamento-dos-backup/|sed 's/\t/\n/g'| wc -l", que contaria os backups. Depois Seria só filtrar com o "head -n 1" para pegar o primeiro da lista e excluí-lo. Mas, lembre-se que os nomes dos seus backups serão aleatórios, já que eles são nomeados de acordo com os arquivos de entrada






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts