2 em 1: akonadi server, "nbprgstr" e "atalkd"

1. 2 em 1: akonadi server, "nbprgstr" e "atalkd"

Augusto André Souza
augustouser

(usa Linux Mint)

Enviado em 09/07/2009 - 23:39h

No novo Slack RC13, que por sinal ficou muito bonito com o KDE4, duas coisas me intrigam: pra que serve o akonadi server? Ele inicia junto com o KDE e não vi serventia nenhuma. Já até perguntei isso aqui no VOL anteriormente mas não entendi direito.

E a segunda pergunta é: o que são "nbprgstr" e "atalkd" que iniciam no DAEMONS? Eles demoram pra caramba e transformam a inicialização do slackware numa demora dos diabos.

Abçs!


  


2. Re: 2 em 1: akonadi server, "nbprgstr" e "atalkd"

Augusto André Souza
augustouser

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/07/2009 - 10:21h

Nada, galerinha?

=(


3. Re: 2 em 1: akonadi server, "nbprgstr" e "atalkd"

Wilker Azevedo
cytron

(usa Slackware)

Enviado em 17/07/2009 - 01:42h

Bom, esse akonadi já me fez muita raiva! kkkk, tentei de tudo pra ele funcionar, mas só dá erros. Já que é assim... arranquei o bicho logo de vez!

O akonadi traz uma proposta "simples" através de um entendimento hiper complexo, veja um trecho do artigo do Meio Bit:

Batizado de Akonadi o novo framework será um serviço de armazenamento independente do desktop voltado para PIM (personal information management). Segundo Rodda, esse serviço deve criar um grande apelo no mundo corporativo (já muito receptivo ao Linux) e permitir que aplicações de terceiros possam, de forma paralela e concorrente, armazenar e buscar dados sensíveis. "O Akonadi vai permitir que possamos ser ainda mais competitivos em relação ao Microsoft Exchange Server, continuando o trabalho que efetuamos com o servidor Kolab."

Entretanto o impacto do Akonadi deve ser sentido também pelos usuários do KDE no desktop doméstico já que qualquer aplicação poderá ser facilmente adaptada para usar o serviço para tratar dados do usuário que precisem ser armazenados. A idéia é retirar esse trabalho das costas dos programadores de pequenas e médias aplicações para que eles possam dedicar-se mais ao aprimoramento da interface com o usuário, ignorando as rotinas que tratam, armazenam e recuperam dados. Com uma API completamente agnóstica à linguagens ou interfaces o Akonadi deve estar disponível em qualquer lugar do SO.

Combinando isso com o sistema de gadgets em JavaScript implementado no KDE 4 o usuário terá uma experiência muito mais rica e íntima com os seus próprios dados podendo acessá-los literalmente de qualquer lugar do sistema. A idéia por trás desses conceitos é permitir que os programas troquem dados de forma muito mais livre e abrangente dando ao usuário uma nova perspectiva sobre como operar o desktop.

(http://meiobit.com/meio-bit/open-source/a-estrada-para-o-kde-4)


4. Re: 2 em 1: akonadi server, "nbprgstr" e "atalkd"

Augusto André Souza
augustouser

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/07/2009 - 15:52h

Booa, entendi.
E esse atalkd, pra que serve?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts