removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/06/2017 - 11:24h
Sim, eu conheço Slackware. Só não tenho muita prática com o sistema. Há mais de 10 anos.
Quando eu comecei, foi antes do Debian. Era um tempo em que os Windows© dividiam meu HD de 20 GB com uma 10 partições e toda semana eu estava reinstalando algum sistema, para experiências.
Um sistema que eu usava também à época era Kurumin. Eu tinha aprendido sozinho a criar uma partição /var/cache para deixar os pacotes .deb baixados na próxima instalação porque a conexão era discada e já viu ... retrabalho, tempo perdido e custos telefônicos.
Eu configurava hardmodem no Slackware e também ficava tentando deixar o KDE igual ao KDE do Kurumin para praticar configuração.
Naquela época eu não aprendi muito bem os métodos de manutenção do sistema e eu pensava que era meio LFS, tipo pegar o pacote de código-fonte e já sair compilando e metendo make install. Não me lembro de Slackbuilds. Quebrariam um galhão.
Para comparar com Debian, isto é, sem defender Debian ou Slackware e respeitando diferenças: Debian tem uma política rígida com a versão stable e se sai uma atualização de kernel, por exemplo, a numeração segue a mesma linha do pacote a ser atualizado. No caso do Jessie (que hoje deve virar Stretch), a numeração é 3.16. E o que se diria: 4.x não é o kernel mais atual? Por que não lançam ele como atualização do 3.16?
É por aí. 4.x pode querer dizer falhas corrigidas. Ou não. O mesmo ocorre com os outros softwares. O pessoal brinca muito de falar de sair compilando kernel para Slackware e sair metendo patch. Não sei se o mesmo ocorre com os outros softwares. Nisto eu me perdi um pouco no tempo.
O que eu faço com Slackware? Fico testando scripts e alguns programinhas porcos. Compilando tarballs e instalando em /usr/local/bin na maioria das vezes. Compilando kernel. Tentando deixar mais funcional. Aprendendo a configurar no osso. Criando scripts rc.xxxx. Procurando inventar receitas para softwares cujas dependências precisam ser descobertas.
Essa coisa de estabilidade deixou uma espécie de vácuo, confundindo-me com pouca atualização. Tomei coragem e resolvi procurar saber. Ultimamente vi coisas novas, como resolvedor de dependências, slackbuilds, baixar pacotes via linha de comando, muitas coisas. O comando updatepkg até conhecia, mas pensei que tinha de fazer os tarballs. Nunca fui adiante.
É isso. Quero dar mais um passo e corrigir as deficiências antes que se passe outra década ... :-D
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden