mslomp
(usa Slackware)
Enviado em 03/11/2008 - 18:26h
bem, mas supondo uma compilação padrão, vamos ao método mais ortodoxo, fazendo uso de /usr/src/linux:
1 - criar link simbólico para os fontes em /usr/src:
# cd /usr/src
# ln -s linux-<versao> linux
2 - instalar as headers correspondentes (você pode usar make headers_install, porém o seguinte método manual é mais enxuto e lhe poupará de possíveis dores de cabeça caso um dia precise compilar algum módulo externo fora do comum). esse passo é importante, embora 99,9% das vezes seja esquecido nos tutoriais acerca da compilação do kernel. não está relacionado à compilação do kernel em si, mas fará diferença ao compilar algo futuramente e que use as kernel headers.
# cd linux/include
# cp -R asm-{x86,generic} /usr/include
# cp -R linux/ /usr/include
# cd /usr/include
# ln -s asm-x86/ asm
# cd /usr/src/linux
3 - configurar o kernel com suporte a framebuffer
# make menuconfig
bem, aqui cada caso é um caso. configure de acordo com sua máquina.
ativando suporte framebuffer:
device drivers > graphics support -> support for framebuffer devices
<*> vga 16-color graphics support
[*] vesa vga graphics support
device drivers > graphics support -> console display driver support
[*] framebuffer console support
<*> select compiled-in fonts
[*] vga 8x8 font
-*- vga 8x16 font
EDIT: habilitando o logo :)
device drivers > graphics support -> bootup logo
[*] standard 224-color linux logo
outra coisa: caso você prefira usar um initrd, verifique se habilitou o respectivo suporte em:
general setup -> initial ram filesystem
4 - compilar e instalar o kernel
# make && make modules_install && make install