Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

1. Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Marcelo Arruda
marceloadeo

(usa Fedora)

Enviado em 30/05/2008 - 19:32h

Olá pessoal,



Sou novo por aqui e gostaria de uma ajudinha de vocês com o slackware 11.

A situação:
Aqui no trabalho temos um computador com o slackware 11 instalado somente em modo texto, este servidor funciona como servidor de internet, com squid e algumas regras iptables.


O problema:
Gostaria de instalar a parte gráfica do slackware, porém não quero formatar o computador, pois não podemos perder alguns dados que lá temos, sendo assim venho pedir uma ajuda de como proceder para fazer esta instalação.

Eu tenho os 2 cd's do slackware 11, tenho acesso root ao sistema em modo texto, e aí pessoal como devo fazer?


Grato,


Marcelo.



  


2. Motivo?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/05/2008 - 20:05h

Meu querido,
qual motivo de instalar o modo gráfico em um servidor de operações?

É altamente inviável instalar modo gráfico em servidores de operações principalmente em produção.

Servidor não é para uso pessoal e sim para administração. Se queres utilizar alguma ferramenta com Interface gráfica, procure soluções web, que façam tal gerenciamento.

Forte abraços.


3. Re: Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Marcelo Arruda
marceloadeo

(usa Fedora)

Enviado em 30/05/2008 - 22:34h

Olá D1avlo,





Grato por se interessar pelo nosso problema, mas o que eu realmente preciso é instalar o modo gráfico, pois não domino o linux e em modo texto fica bem mais dificil de trabalhar quando não se conhece o sistema, então eu sei que em modo gráfico será bem mais fácil para mim efetuar os devidos acessos e controles.

Sendo assim, venho novamente pedir uma ajuda para quem sabe fazer esta tarefa que eu quero fazer, mas que eu não sei como proceder, assim sendo D1avlo se puderes me ajudar ficaria bastante grato, pois se eu não consegui esta ajuda serei obrigado a formatar a máquina e instalar tudo do zero, só que desta vez em modo gráfico.

Se puderem me dar esta forcinha, ou pelo menos me indicar um tutorial de como fazer já ficaria grato.


Atenciosamente,


Marcelo Arruda.



4. Re: Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Rafael Silva de Santana
fulllinux

(usa Slackware)

Enviado em 30/05/2008 - 22:41h

# pkgtool

adicione o CD no driver e procure o diretório KDE!

[]'s


5. Re: Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Julian Castaman
maninhx

(usa Slackware)

Enviado em 02/06/2008 - 15:50h

concordo com o d1avlo
não ha necessidade do modo gráfico. essa uma boa oportunidade de você se aconstumar com o jeito slackware de ser. Se tens algumas dúvida, poste ai que nós ajudamos você usando o modo texto.


6. Re: Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Francisco Ambrozio
fco

(usa Slackware)

Enviado em 02/06/2008 - 16:16h

E aí vai uma recomendação de leitura:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1483

Um abraço.


7. Instalar o modo grafico

Ado Souto
souto

(usa Slackware)

Enviado em 04/06/2008 - 13:53h

Verifique no CD de instalação do Slack 11, se caso tiver, os pacotes do modulo gráfico, pode ser o do KDE ou o do GNOME, ou outro que preferir. Os dois citados são mais usados. Caso não tiver o cd procure na net para vê se encontra. no www.slackware-brasil.com.br, você pode encontrar os arquivos de instalação e os passos para instalar.


8. Re: Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Eli Carlos
last_evolution

(usa Slackware)

Enviado em 04/06/2008 - 14:08h

antes de instalar o KDE ou GNOME ou outro gerenciador de janelas não se esqueça de instalar o Xorg.

Abraços!


9. Re: Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Thiago
Thiago (Chicão)

(usa Slackware)

Enviado em 04/06/2008 - 14:55h

Ignorando avisos óbvios (Coisa que você sempre vai ler e ouvir sobre o assunto) e indo direto ao cerne - O que você quer fazer:

Primeiro, você precisa ter os cds para instalar o modo gráfico (Basicamente, os cds 1 e 2).

Você precisa de bibliotecas ( /d/ ), do X ( /x/ ) e de um gerenciador de janelas (Arranje um, como o Fluxbox, compilado, instale um de /xap/ ou use o tenebroso mas econômico twm que já vem do /x/ ).

Primeiro você instala o X - coisa que vai permitir você entrar em modo gráfico. Talvez precise algumas bibliotecas de /d/. Uma vez instalado, use o Pkgtool->Setup pra "repetir" o mkfontdir e o fontconfig.

Aí então instale o gerenciador gráfico de seu agrado/necessidade. Eu acho que você não pretende usar KDE... tenta então Fluxbox ou twm.

TALVEZ seja necessário rodar o xorgsetup antes de iniciar o modo gráfico (com startx).


10. Re: Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Marcelo Arruda
marceloadeo

(usa Fedora)

Enviado em 04/06/2008 - 21:08h

Olá Pessoal,


Só tem um detalhe em todas estas dicas: Eu não sei como se instala nada disso que vocês escreveram acima, pois sou novato em linux e principalmente em slackware 11.

Seria pedir demais algum dos colegas me escrever um baabá de como fazer passo a passo.

Eu tenho os 3 cd´s do slackware.

Em modo-texto fiz o comando: mount /dev/cdrom e ele montou a unidade de cdrom, pois entrei na pasta mnt/cdrom e dei o comando ls e lá estavam listados os arquivso do cdrom.

Beleza até aqui ok e agora quais os próximos passos....


Aguardando.


Grato,


Marcelo.


11. Re: Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Thiago
Thiago (Chicão)

(usa Slackware)

Enviado em 05/06/2008 - 18:16h

Eu vou assumir que a estrutura dos cds do Slackware 11 é similar ao do 12:

No caso, é assim:

1 - CD base (a,b,d,e,k,l,n,t,y)
2 - CD com interface X ( x,xap,kde )
3 - CD com extras e suporte a internacional ( kdei )

O que vou detalhar é uma instalação BEM SUJA, com bastante coisa desnecessária, mas assumindo que você é um iniciante absoluto, vai funcionar.

- Instale tudo da pasta /slackware/d/ do CD 1, se já não estiver instalado. Use o script ./install-packages que vem na pasta ou simplesmente use "installpkg *tgz".

- Instale tudo da pasta /slackware/x/ do CD 2, usando o mesmo comando de acima.

- Instale um gerenciador gráfico de seu agrado ( XFCE, Fluxbox, Blackbox, IceWM, Windowmaker e outros estão no CD2 - /slackware/xap. O KDE está em /slackware/kde)

Pro caso do XFCE/Fluxbox/Blackbox, instale somente o pacote correspondente de XAP (com "./install-packages" há um menu de escolha). Já quanto ao KDE, você pode instalar tudo de /slackware/kde ou instalar somente os "kde-base*" e "kde-libs*" que são o mínimo pro KDE funcionar.

Feito isso tudo, use PKGTOOL, entre no menu setup, e marque as opções "mkfontscale" e "mkfontdir". Ou rode esses dois comandos manualmente, mas use o Pkgtool de preferência.

Esses comandos configuram as fontes do X, do contrário ele não inicia corretamente (ou sequer inicia). Você verá um aviso que isso deve ser feito sempre que fontes são adicionadas, removidas ou alteradas.

Aí é só configurar o X (xorgsetup, siga as instruções na tela), escrever "startx", "kdm" ou "xdm" (startx é o mais padrão) e correr pro abraço.

Ele não vai iniciar sempre em modo gráfico desta maneira, só lembrando. E não há GNOME pro Slackware 11 pelos CDs oficiais, você teria que usar o Dropline, coisa que desrecomendo e muito. Já não basta você estar fazendo algo que não é muito ideal, seguindo um how-to bem "Failsafe" e ainda por cima de tudo arriscar usar algo que não há 100% de garantia de funcionar - e que pode danificar o sistema se for tentar retirar... melhor ficar com o modo texto ou usar o que a distro oferece. Eu mesmo depois de muita decepção e um sistema perdido por conta do Dropline, estou pouco a pouco compilando o GNOME a partir das Tarballs.

A propósito, vai ficar um muquifo de coisa no seu servidor até que você saiba o mínimo realmente necessário pra rodar o X (no caso, parte da pasta /x/, poucas coisas de /d/ e geralmente só).

Vê se funciona. Se não houver o script "./install-packages" nas pastas que falei e o "installpkg" não funcionar por algum motivo, use o Pkgtool e use a primeira opção (Instalar pacotes na pasta atual). Mas esse é o PIOR jeito, ele vai perguntar um-por-um se você quer instalar cada pacote.


12. Instalar a parte gráfica a partir do modo texto

Paranagua
seg.paranagua

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/01/2009 - 17:18h

Ola turma, vi este tópico e acho que poderei achar resposta aqui.
Bom o problema é o seguinte não estou conseguindo acessar o meu menu preferência através do modo gráfico. Os menus ficam a vista, mas ao selecioná-los clicando em cima, até observa-se o cursor transformando-se no circulo e girando, mas da pau não abre nada. Só para vcs ter idéia, estou abrindo o SYNPATIC pelo terminal, até ai tudo bem porque na dedução me tornei ROOT e digitei só que teve alguns comandos que não funcionou assim como o EDITOR DE JANALAS DE INICIAR vcs podem me ajudar.
Abraços.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts