removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 25/10/2015 - 12:07h
1- Uma vez que eu já sei me mover pelo diretórios e cutucar com SlackBuilds, e ainda não sei editar scripts manualmente, por que eu não deveria usar o Sbopkg? Porque seria heresia? Não é inspirado no ports e só instala os pacotes necessários?
Não entendo porque "não deveria usar o sbopkg".
Em se tratando de heresia, foi por que o Slackware sempre foi livre de gerenciadores de pacotes e ferramentas automatizadas. O "costume tradicional" é baixar manualmente pacote por pacote e instalar um por um. O fato é que até o uso do slackpkg seria considerado heresia, mas já é incluso oficialmente no sistema desde a versão 12.1, se não me engano. Antes disso o slackpkg ficava na pasta "extra/" (pacotes opcionais).
Se deve ou não usar, de qualquer forma, não vai influenciar negativamente no sistema.
2- Não ter um repositório oficial não seria algo inseguro?
O Slackware tem repositório oficial, que pode ser administrado pelo slackpkg. O SlackBuilds.org é um "semi-oficial" - já que o próprio Cara recomenda o uso dele - além desses temos o do AlienBOB e do rworkman.
3- Afinal de contas o que é estabilidade? Todos me disseram que o Slackware é mais estável que o Debian, mas no meu pc Slackware adorava dar uma bugadinha, e no Debian isso praticamente nunca aconteceu.
O que "buga" provavelmente são os softwares de terceiros, que compõem grande parte dos pacotes do Slackware. Nunca vi o pkgtools (installpkg, upgradepkg, removepkg, explodepkg) - até mesmo o não oficial sbopkg - bugar, ou falhar em uma instalação.
Se o KDE ou Xfce buga - ou qualquer outro software - então porque não reportar esses erros para os seus desenvolvedores?
4- Dizem que se algo acontecer com o líder do Slackware, o P.J.Volkerding o Slackware morre, isso é verdade?
A Verdade só saberemos quando de fato o Cara passar pela transição.
Mas, creio que não vai acabar. Temos o Eric Hameleers e o Robert Workman que são contribuidores antigos. Eles podem assumir o projeto...
É isso galera , gosto bastante do Slackware, obrigado pela atenção.