xiloba
(usa Slackware)
Enviado em 10/05/2014 - 20:29h
madrugada escreveu:
xiloba escreveu:
Galera, queria saber como funciona a instalação de programas pelos Slackpkg.
Eu instalei o Slackware 13 (no Virtualbox, pois a versão 14.1 dá kernel panic) e queria saber se quando eu tentar instalar um programa, pelo slackpkg, a versão desse programa será atual, ou se apontará para uma versão mais moderna do que aquela que há na máquina, porém menos moderna do que a versão mais atual no momento.
Ex. No Slackware 13 a versão do Firefox é primitiva. Quando tento instalar outra, pelo Slackpkg, não é a versão mais atual que temos no momento; é a mais atual um pouco do que a que veio.
Após o lançamento o Slack recebe atualizações de segurança. Um dos aplicativos que mais recebe essas atualizações é justamente o firefox. Independente de qual repositório estiver configurado no
/etc/slackpkg/mirrors, essas atualizações estarão disponibilizadas no diretório "patches", como em:
http://slackware.osuosl.org/slackware-13.0/patches/
Como de hábito, o Slack disponibiliza os pacotes:
http://slackware.osuosl.org/slackware-13.0/patches/packages/
e os fontes:
http://slackware.osuosl.org/slackware-13.0/patches/source/
Obs: O Slackware 13.0 ainda tem suporte e recebe atualizações:
http://slackware.osuosl.org/slackware-13.0/ChangeLog.txt
Madrugada, muito obrigado pela resposta. Mas esses pacotes não são txz?
Parece-me que são substitutos do antigo tgz, não é? Com essa sua dica eu não teria que fazer a instalação na unha? Tipo, baixar, descompactar e instalar?
Pergunto isso pois sou novo no Slackware e ainda confundo muito a forma de atualizar o Slackware. Quem está acostumado com o Ubuntu, fica meio perdido, pois no máximo usa apt-get.
Veja, eu não estou reclamando, não. Eu estou tentando me organizar.
É desafiador depois da instalação entrar no kde e ter que acertar tudo: rede wireless, idioma, rodinha do mouse, firefox 3.alguma_coisa etc.
O slackpkg é muito parecido com o apt-get, por isso estou perguntando se dar para atualizar por ali. Pois se tiver que baixar e instalar, vou ter que me preocupar com:
1- Onde desempacotar e instalar? No /opt ?
2- Não vai dar conflito com o aplicativo antigo, que já está instalado, tipo o firefox antigo? O ícone dele no kde não vai chamar o antigo?
Desculpe aí a ignorância no sistema, mas eu acredito firmemente que devo dominar o básico, se não, fica difícil até entender uma resposta de um colega do fórum. Teve alguém, em outro post que falou para eu usar o slackbuild. Pela resposta que eu dei, o colega viu logo que eu nunca tinha usado o slackbuild.
Agora, isto também não é motivo para desistir. É preciso dar o primeiro passo da caminhada. Usuário Linux é que nem brasileiro: não desiste nunca.:)