lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 09/11/2011 - 17:38h
Caro joselima
Cara, configurar o lilo.conf nem é difícil, e se ele quer aprender a usar o Slack ele vai ter que se acostumar a meter a cara nos arquivos de configuração e fuçar tudo (e detonar a instalação do Slack, e reconfigurar, e redetonar, até que Deus rode o comando cat mwl > /dev/null). Afinal de contas, sempre tem o #man lilo.conf pra tirar dúvidas e tem a gente aqui do fórum pra resolver também.
Quanto a particionar sem ter o disco do Windows... Bem, normalmente a Dell cola a etiqueta com a versão do Windows e o serial original dele em algum lugar do gabinete dos PC's que ela vende. Se o computador dele possuir a tal etiqueta, ele baixa via torrent mesmo o Windows que ele vai usar e usa o serial provido pela Dell. Isso não é pirataria, se você ler o EULA da MS você vai ver que o que se pagou foi o serial, não o CD.
E outra coisa, eu nunca ouvi falar que o Gparted embutido do Ubuntu fez esse tipo de lambança, e esse procedimento inclusive é recomendado pelo Morimoto pra resolver problemas como o do nosso amigo recém-chegado ao Slack (conforme o link
http://www.hardware.com.br/guias/usando-slackware/boot-particionamento.html). Eu usei o Gparted do Netinst do Debian instalado via cat em um pendrive e não tive problemas aqui no meu Slack (quer dizer, o único problema que eu tive de fato foi ter instalado o Debian, do qual eu não gosto mesmo ;-).
Caro mwl
Depende. Estudos mostram que a diferença de performance só é sensível se você tem mais de 4GB de RAM. Se você tiver mais do que isso, aí eu recomendo usar o Slack_x64, mas do contrário vai com o de 32bits que é mais tranquilo. Depois, quando você pegar a manha e aprender a fazer coisas como instalar o Slack usando apenas um HD auxiliar e o comando cp, ou gravar um Live-CD do Debian usando o cat, aí você se aventura com o Slack 64 ;-)
A ordem como você instala a bagaça não importa muito, desde que você crie as partições necessárias para o Slack (eu geralmente crio uma de swap, uma pra /, uma pra /usr e uma pra /home, mas isso é questão de gosto) e mais uma pro Windows. O lilo é configurado no final da instalação do Slack, e por esse motivo eu recomendo a você primeiro instalar o Windows e depois o Slack. Pra instalar primeiro o Slack e depois por o Windows, eu recomendo que você leia este artigo aqui do VOL (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Dualboot-instalando-o-Windows-depois-do-Linux/).
Qualquer coisa estamos aqui, abraços!