Slackware e "Crise de Distro"

1. Slackware e "Crise de Distro"

Jonathan
hallsmoreno

(usa Slackware)

Enviado em 14/08/2016 - 15:45h

Olá! Uso Linux desde 2009 (Ubuntu 9.10), e passei muitos anos sambando entre as distros Debian-based. Porém, dei umas 'puladas de cerca' com o Fedora, mas nunca fiquei muito tempo por achar o yum lento em comparação ao apt-get.

No começo de 2015, descobri o Arch Linux, e após superar a barreira inicial da instalação, consegui me acomodar por cerca de 1 ano e meio no pacman e no yaourt. Mas uma coisa me incomodava muito: algumas atualizações simplesmente quebravam o sistema, ou então tudo funcionava corretamente e as entradas USB ficavam instáveis, a ponto de não conseguir passar arquivos pelo celular. Para fazer testes em relação a software e hardware, instalei o Ubuntu 16.04.1 e, para a minha surpresa, as conexões USB estavam funcionando normalmente. Com muita dó, me despedi do pacman e da simplicidade do Arch, e parti pro Fedora pra não ter que aguentar os bugs irritantes do Ubuntu.

Uma coisa, porém, me incomodou bastante no Fedora: como não gosto do GNOME (e gostei ainda menos depois de ler vários tópicos aqui do fórum do Slackware rsrsrs), escolhi o spin KDE, e me incomodei profundamente com a grande mistura de GTK + Qt em alguns aplicativos da distribuição, sem que eu pudesse ter um controle preciso do que eu queria instalado. Então, parti pro Slackware!

Depois de apanhar muito, consegui instalar o KDE 5 seguindo os tutoriais daqui, através do Slackware Current. Mas ao trocar o shell do bash pro fish, o sistema passou a não reconhecer o startx (eu sabia que isso ia acontecer), e fui instalar o SDDM pra poder ir direto pro runlevel 4. Mas aí o SDDM tinha umas dependências... E eu coloquei a mão na consciência: vale a pena realmente fazer a gestão de dependências por conta própria?

Daí, corri pro openSUSE, que me prometia ser rolling release (como o Arch), com uma estabilidade como a prometida pelo Slackware (estou exagerando, calma kk). Mas fiquei extremamente irritado com o fato de eu instalar o pacote PHP e o zypper me obrigar a instalar diversos outros pacotes que eu sei que nunca vou usar, além do YaST ser uma camada desnecessária de configuração.

===========

Fiz esse textão enorme pra vocês realmente entenderem meu perfil de uso e perguntar sinceramente: resolver por conta própria as dependências dá menos trabalho do que parece dar? E com pacotes grandes como o LibreOffice, como vocês fazem pra não perderem o controle? Como manter a organização de uma distribuição como o Slack? O que vocês sugerem?


  


2. Re: Slackware e "Crise de Distro"

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/08/2016 - 16:07h

Já tentou Debian em multiboot?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



3. Re: Slackware e "Crise de Distro"

Jonathan
hallsmoreno

(usa Slackware)

Enviado em 14/08/2016 - 16:36h

SIm... O negócio é que, depois dos tópicos que eu li sobre o systemd e sobre a organização do Slackware, e sobre os bugs do Debian, eu passei a ver todas as Debian-based de outra forma...


4. Re: Slackware e

Pythonux
bielinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/08/2016 - 16:50h

A sua distribuição dos sonhos é o Manjaro.
Por utilizar o Arch durante um ano, está acostumado com o gerenciador de pacotes Pacman, yaourt e a estrutura da distribuição. O Manjaro oferece a base do Arch Linux para você, com muitos aplicativos previamente instalados.

O diferencial do Manjaro para o Arch é que o Manjaro é um rolling release estável. Em outras palavras, o período de testes das atualizações são maiores em relação ao da distribuição mãe, diminuindo as chances do sistema quebrar. Atualização de kernel é opcional, e não forçada como na distribuição canadense.

A versão que utilizo no momento é a Manjaro GNOME, meu desktop favorito. Mas uma que me interessou bastante foi a JVM, o Joe Window Manager, um gerenciador de janelas minimalista. Recomendo que teste, é na minha opinião a release mais enxuta e harmônica entre o simples e o out of the box.

Manjaro JVM 64 bits:
https://sourceforge.net/projects/manjarolinux/files/community/JWM/2016.06/manjaro-jwm-community-16.0...

Manjaro JVM 32 bits:
https://sourceforge.net/projects/manjarolinux/files/community/JWM/2016.06/manjaro-jwm-community-16.0...


5. Re: Slackware e "Crise de Distro"

Daniel Romero
infoslack

(usa Slackware)

Enviado em 14/08/2016 - 16:52h

Bem, uso Slackware no desktop em tempo integral desde 1997 e não sinto problemas em manter algumas coisas em controle manual.
Em 2013 mudei um pouco as coisas e adotei containers com LXC posteriormente com Docker para alguns pacotes nativos da distro (Ruby, PHP, Postgres...) eliminando a preocupação com dependências, etc.

Respondendo a questão: no começo deu um pouco de trabalho sim, depois me adaptei e fui automatizando as coisas.


6. Re: Slackware e "Crise de Distro"

7. Re: Slackware e "Crise de Distro"

Tiago de Jesus
tiago4171

(usa Arch Linux)

Enviado em 14/08/2016 - 18:02h

Concordo com o "Bielinux", a sua distro é o Manjaro
Caso goste da modularidade do Arch, tem o Manjaro NETBOOT, que promete toda a base do Arch pronta sem um ambiente e aplicativos pré instalados. É o Arch fácil


8. Re: Slackware e "Crise de Distro"

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/08/2016 - 20:52h

iMac


9. Re: Slackware e "Crise de Distro"

Jonathan
hallsmoreno

(usa Slackware)

Enviado em 14/08/2016 - 21:03h

Hahahahaha Hackintosh tá fora de cogitação... A placa wifi desse notebook novo não é compatível


10. Re: Slackware e "Crise de Distro"

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/08/2016 - 21:25h

Não disse instalar
Comprar ou iMac ou MacBook
Só quebrar porquinho e tirar a grana
Kkkkkkk


11. Re: Slackware e "Crise de Distro"

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/08/2016 - 21:46h

clodoaldops escreveu:

Não disse instalar
Comprar ou iMac ou MacBook
Só quebrar porquinho e tirar a grana
Kkkkkkk


Tem que quebrar um porcão pra adquirir uma maçã mordida! rsrs

--
Linux User: #596371


12. Re: Slackware e "Crise de Distro"

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 14/08/2016 - 21:50h

hallsmoreno escreveu:

SIm... O negócio é que, depois dos tópicos que eu li sobre o systemd e sobre a organização do Slackware, e sobre os bugs do Debian, eu passei a ver todas as Debian-based de outra forma...


Arch Linux por ser rolling-release se vc não ler as distro-warnings vai ter dor de cabeça, o mesmo vale para o caso do Gentoo/Funtoo (embora eu nunca tenha tido problemas com eles).

No Slackware eu não gosto de usar ferramentas como o slpkg, slackpkg+, prefiro o simplório sbopkg.

No Debian eu nunca tive problemas com o systemd, embora haja um referente ao fstab... basta você modificar uma partição listada lá, que no próximo boot o mesmo pára!

Atualmente minhas preferências por sistemas estão na seguinte ordem:

1º funtoo
2º slackware
3º debian # que provavelmente substituirei pelo Void
4º void linux

O Void Linux é hoje o que um dia foi o Arch Linux: rápido, atualizado e simples (e sem o systemd), se tiver curiosidade:

https://edpsblog.wordpress.com/?s=void+linux

Já no Slackware, eu não posso opinar sobre o KDE5 e o SSDM pois não uso nenhum deles, o sistema como vem de fábrica está excelente, recentemente fiz uma nova instalação do Slack Current devido a alguns bugs vistos no PulseAudio (por causa da transição de instalação antiga para uma nova) e está tudo ótimo, veja uma shot atual:

https://edpsblog.wordpress.com/2016/08/14/screenshot-slackware-current-4



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts