cytron
(usa Slackware)
Enviado em 16/02/2008 - 16:58h
O que me deixa triste é que apesar do Linux ser tão difundido, estar em tantos lugares, ter softwares tão avançados e diversificados... ainda está ausente na educação. Os softwares educacionais são poucos e estes poucos não são brasileiros. Se existem algum pt_BR eu ainda não topei com ele.
E ainda tem mais, esses poucos softwares que existem são fracos demais. Fiquei admirado ao ver em um site apontando os melhores softwares educacionais: kletter e outros similares. Ora! kletter é terrível, aquilo não atrai atenção de crianças e é nem um pouco interativo.
Trabalhei alguns anos no setor educacional, voltado para crianças e conheço alguns softwares para windows e posso afirmar, apesar dos bugs são ótimos, tem bom enredo, boa interatividade e ótima didática de ensino.
Puxa vida! Flash é uma coisa tão simples e ideal para isso, porque o pessoal não desenvolve tais programas em flash, daí pode servir para outras plataformas.
Meu filho tem 5 anos e adora Linux, adora o tux e seus joguinhos, mas o que o tux tem a oferecer para ele? Bom... ainda estou procurando. Afinal... meu filho não fala inglês, ainda não lê e nem escreve. Pra falar a verdade, ele já está reconhecendo várias palavras do ingles: score, start, game over, pause e todas aquelas coisas que tem em jogos. Mexe no Linux (X) feito gente grande. Quem olha pensa que ele sabe ler.
Agora... imagina se o Linux tivesse programas educacionais interativos em português!