Dados do Throughtput do NTOP

1. Dados do Throughtput do NTOP

Wellington Diesel
wetto

(usa Outra)

Enviado em 30/11/2013 - 18:08h

Pois bem gurizada, venho aqui pedir ajuda para os mais entendidos da área de redes, pois sou novato na mesma.

Creio que houve um erro nas avaliações de meus professores na faculdade e estou quebrando a cabeça com isso porquê tenho que entregar terça-feira a correção.

Esta avalição foi "Verificar porquê o link de 2 megas não alcança esse valor", baseando-se nesse gráfico que eu apresentei do NTOP (http://imageshack.us/a/img853/559/y74q.png).

Mas ok, primeiro eu teria que explicar então. Porquê não chega até 2 megas.

Este aqui é o gráfico de sexta-feira, dia 29/11/13.
http://imageshack.us/a/img29/4513/qiu9.png

Aqui, é possível verificar que a Internet chega até 2 Megas (2M) em alguns horários do dia, nos outros ela não chega perto disso até porquê cada computador tem um limite máximo de 100 kB/s e não há muito uso quando não há alunos no laboratório, o que é OK.

Quando este gráfico completar alguns dias, o SQUID pega esses dados e monta uma "média" baseada em horário, justamente para evitar que o seu arquivo de logs fique grande demais, conforme pode ser isto nesta imagem:
http://imageshack.us/a/img30/8278/y83l.png

Todavia, como podemos ver na imagem acima, a Internet não chega até 2 megas. Porquê? Por quê o uso dela não se mantém constante em 2 megas durante uma hora, como podemos ver no primeiro gráfico. Este segundo gráfico é baseado em médias e por isto não chega nem perto de 2 megas, já que há variações no uso da Internet durante uma hora.

Ou seja, a questão que a banca levantou sobre "porquê não há 2 megas de internet" quanto a este gráfico que eu apresentei e que estava no trabalho:
http://img853.imageshack.us/img853/559/y74q.png

Não passa de má interpretação dos orientadores, pois este gráfico é feito de médias que são baseadas em tráfego durante o período de uma hora, a Internet não se mantém em 100% durante uma hora e por isso não chega perto de 2 MBs, assim não havendo nenhuma validade para este ponto que foi levantado pelos orientadores.

Mas ok, o que eu escrevi acima para um dos professores da banca avaliadora e essa foi a minha resposta:

"Esse gráfico que você passou ta errado, tu não entendeu o que falamos"

Enfim, eu gostaria se os gráficos que o NTOP fez e resumo estão errados ou não, se eu realmente errei no trabalho ou foi um equivoco da banca, pois o intuito dos gráficos era apenas mostrar o throughput da rede e não mostrar se ela chega até 2 megas ou não, embora não entenderam isso.

Eu estou errado ou os professores errados?


  


2. Re: Dados do Throughtput do NTOP

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 30/11/2013 - 21:11h

Não entendi muito bem a sua dúvida. Mas vamos lá.
Pelo o teu comentário, ou os dois estão certos ou os dois estão errados, você e teus professores.

Agora, se o objetivo é responder à questão: "Por que um link de 2 megas nunca alcança 2 megas?" então o ponto principal não foi abordado.
E este ponto é que a internet e os dados de uma rede são compartilhados. E neste compartilhamento entra uma série de fatores, como por exemplo, a qualidade e o tipo de cabos (par trançado, par metálico, fibra ótica, etc), a tecnologia (adsl2, adsl2+, vdsl, lik de dados, etc), a qualidade das máquinas da rede, a força do sinal enviado pela operadora (esta força varia bastante), a distância da origem do sinal até a rede, enfim, uma série de fatores. Esta seria a resposta mais acertada.

Para um link de X megas alcançar 100%, todos os fatores acima teriam que estar em 100% de condições, o que é praticamente impossível.

A tradução literal de "throughput" é "rendimento". Em redes, o "throughput" pode ser simplesmente taxa de transferência, a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo.
Ou simplesmente a taxa de transferência de dados de uma rede ou a medida de banda que sua rede (ou sua máquina) irá consumir.

Logicamente, o "rendimento" (a taxa de transferência) de uma rede nunca será constante, pois num determinado momento terá X número de máquinas ligadas e em outro momento terá Y números; num determinado momento terá X número de máquinas ligadas, mas uma máquina (ou mais máquinas) poderá não estar fazendo nenhuma atividade na rede (somente está ligada) e quando essa máquina (ou máquinas) acessar um site (ou fizer um download, etc), logicamente influenciará na transferência de dados da rede; e assim por diante.

Para o gráfico do NTOP estar errado, então teria que haver um problema com o NTOP (instalação, configuração, etc).
E como você mesmo disse, o NTOP faz uma média do tráfego durante um certo período de tempo (no teu caso, 1 hora). E no cálculo dessa média, os fatores que eu citei acima entram paralelamente. Digo "paralelamente" porque o NTOP não avalia a qualidade dos cabos, por exemplo.

Por padrão o Ntop monitora apenas um conjunto reduzido de protocolos, você pode alterar esse conjunto de protocolos para mais ou para menos, depende da avaliação que você quer fazer. Para fazer uma avaliação mais precisa da transferência de dados de uma rede com o NTOP, você precisaria configurar o NTOP para monitorar TODOS os protocolos que ele dispõe e precisaria fazer várias avaliações em dias diferentes, para daí, fazer uma média de todas essas avaliações.

Não acredito que o gráfico esteja errado, o NTOP analisou os dados na rede e fez a média de acordo como foi configurado para fazer.

Caso a questão básica seja responder à pergunta "Por que um link de X megas nunca alcança esses X megas?", então o problema foi apresentado de forma errada. A resposta à pergunta está no segundo parágrafo colocado acima.

Acredito que houve uma falha de comunicação entre você e teus professores, ou seja, o "throughput" dessa comunicação foi baixíssimo... rsrs.

Não sei se me fiz entender.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts