engos
(usa openSUSE)
Enviado em 24/08/2007 - 21:19h
Achei interessante o que cada um falou, mas esqueceram de avaliar duas coisas.
1o - O Adblock não proibe nada automaticamente, ele é configurado de acordo com o gosto do usuário.
2o - Ele pode bloquear imagens indesejadas, propagandas irritantes etc, ainda assim deixando livre para apresentar as imagens desejadas, como o Adsense do Google.
Entendo a sacanagem que é ficar sem aproveitar a oportunidade de conseguir um $ a mais com propaganda, mas é exatamente para isso que ele existe. Odeio ficar vendo um monte de propaganda que não me interessa, só polui o visual e atrapalha a navegação, sem contar que é uma boa fonte de exploração para falhas de segurança, inclusive para sistemas linux!
Respeito a opnião de cada um, mas o problema não está no Adblock, mas sim no abuso indesejado de propaganda, alem disso, tirando sites de conteudo como o VOL, nenhum outro tipo de site que seja sério tem propaganda, basta checar sites das grandes como Intel, IBM, Dell etc.
Levando-se em consideração que a visita a sites de conteudo são de baixa procura (apesar de terem bastante acesso), perdendo de longe para sites como Orkut, Youtube, Fotolog etc a usabilidade do Adblock é essencial.
Acredito que as propagandas deveriam ser feitas de forma diferenciadas, através de seleção de acordo com o perfil de usuário, mas enquanto nenhum site (não conheço um ao menos) faça algo do tipo, o uso do Adblock será cada vez maior, tanto que para quem segue a lista de discussão do desenvolvimento do Firefox sabe que está cada vez maior a pressão para que as futuras versões do Firefox venham com o Adblock incorporados, como a barra de procura no site do google já o é no canto superior direito.
O uso do software livre só tem sentido quando temos a liberdade de escolha e é justamente isso que o Adblock nos permite, escolher o que desejamos aproveitar do conteudo disponibilizado e apenas isso.