moderação em script

1. moderação em script

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/04/2006 - 12:14h

Aos moderadores do VOL:
Por favor, comecem a moderar a seção de scripts... A qualidade está muito baixa, está ridícula aquela seção. Várias vezes me deparei com scripts toscos, errados e que em nada contribuem para a comunidade. Mas o q me despertou maior indignação foi ver um usuário fazer 3 posts de scripts seguidos, em um ele postou os cabecalhos da math.h, em outro os da ctype.h e em outro o da dos.h. Por favor, isso é ridículo!!! Qual a utilidade disso? Isso não poderia ser apagado?
É isso.
Valeu.



  


2. Re: moderação em script

Celso Goya
Oki

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/04/2006 - 05:18h

stumm,
sim concordo! atualmente eu tenho feito pequenas melhorias na seção de .conf e a minha próxima vítima vai ser a seçã ode scripts! :-)

[]'s
Celso Goya


3. Re: moderação em script

Celso Goya
Oki

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/04/2006 - 00:26h

A partir de agora todos os scripts começam com estado em espera. Ainda estamos melhorando as ferramentas de moderação e até lá será criada uma fila de espera para publicação de scripts assim como é feito nas outras áreas do site.

Não tenho um prazo objetivo para o término da manutenção nesta seção, entretanto, assim que tiver novidades publicarei aqui.

[]'s
Celso Goya


4. Dúvida

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/04/2006 - 23:33h

Quais os critérios?
Supondo, claro, que seja um bom script.
Exemplo, deve ser próprio?
Pode ser misto parte de terceiros e parte próprio (eu tenho um assim muito bom que eu nunca publiquei por que eu não sei que fez a outra parte) ?
Pode publicar de terceiros (eu não permitiria isso, mas...)?
Tem que ser inédito (essa é difícil de saber!!!)?

Pode publicar repetecos, não intencionalmente, mas imagina, você cria um script para catalogar CDs, eu crio outro, mas idênticos (com apenas nomes de variáveis diferentes) ou talvez um é atualização do outro, uma atualização de cosmético... mas efim, esses são válidos ou vão ser moderados?

Outra: Vale upgrades ? Eu tenho upgrades de scripts que eu já publiquei aqui e nunca republiquei (mesmo não sem moderação). Para esse caso, eu tenho uma sugestão, o usuário poderia ter o direito de fazer o upgrade dos scripts sem que isso fizesse ele ter dois scripts com versão diferente, entende? como em um repositório de software. Também seria legal extender isso aos confs (eu estou muito interessando em fazer o upgrade do meu .bashrc publicado aqui, corrigi alguns erros, mas não republiquei o conf, são apenas correções de erros, não uma nova versão)

Outra coisa: Seria muito bom ter uma sessão de regras como a que existe para os artigos.




5. Re: moderação em script

Celso Goya
Oki

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/04/2006 - 10:35h

mitre,
Vou usar alguns exemplos e ai discutimos à respeito.

Um usuário publica um phpmyadmin.zip na seção de scripts. Vai ser reprovado.

Um usuário publica um script que complementa seu artigo ou dica. Vai ser aprovado.

Um usuário publica um script repetido, praticamente igual em 90% do conteúdo, vai ser reprovado.

Sobre versões, você me deu uma boa idéia, que seria adicionar um campo versão no script pra evitarmos ficar juntando muitos scripts iguais.

Vale lembrar que o VOL não pretende se transformar em um sourceforge. Também acho que devemos usar o google pra garantir que a nossa seção de scripts não se transforme num grande mirror de coisas existentes na internet.

Diga quais são as suas idéias pra melhorar a seção de scripts e analisaremos. ;-)

[]'s
Celso Goya


6. Re: moderação em script

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/04/2006 - 14:07h

Entendo que o VOL não pretende se transformar em um sourceforge, mas o sourceforge não têm muitos scripts....

A parte de upgrades é muito boa, mas a moderação de scripts atualizados com base em scripts de terceiros talvez não. Exemplo, eu tenho um script de agenda de telefone (aqui mesmo no VOL) antes de publicar eu mandei um e-mail para o autor original e ele aprovou o envio do script. As atualizações foram poucas, mas importantes (permite deletar um contato e a organiza melhor o visual, apenas isso, mas...).
Na submissão poderia de um local para indicar que se trata de uma atualização de terceiros (como um checkbox "isso é uma atualização de terceiros", e quando o "checkbox" for marcado o campo para informar o link do script original seria aberto).

Foi por isso que coloquei que seria muito difícil reprovar um script por ele já existir. Definir critérios para o que já existe é algo muito complicado. Passará sempre pela experiência de conhecer um link que os demais usuários não conhecem... Pensando nisso, seria mais útil reprovar scripts por já existirem no VOL.
É claro que nos exemplos que deu é muito fácil dizer "não" por ser réplica do original. Mas seria 90 % de semlhança algo justo ? Os 10 % podem ser muito importante ! É claro que vai aparecer espertinhos que vão mudar os nomes das variáveis apenas para parecer que o código é diferente. Esses não contam.

Aliás, isso me lembra de uma coisa. Observa as subcategorias para shell-script

Avançado
Expressões Regulares
Introdução
Miscelânea
Variáveis

Do meu ponto de vista, o script

#!/bin/bash
mv "$1" "$2"

é algo que deveria ser aceito na categoria introdução. Por que não? É introdução ao conceito do uso das variáveis $1 e $2 .

Mas eu duvido que esteja nos planos ter o script acima aprovado. Sendo assim, seria interessante pensar em reformular as categorias. Introdução é introdução... e acima é introdução. E pior, duvido que alguém tenha feito antes.

Que tal pensar em algo como:

utilitários
internet
usando dialog (com um nome melhor, por favor)
expressão regulares
sed

efim, categorias que não se relacionem com o nível de dificuldade do script, mas com a utilidade.



7. Re: moderação em script

Celso Goya
Oki

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/04/2006 - 14:23h

mitre,
Sobre o esquema de categorias, eu concordo contigo, acho que podemos fazer modificações pra melhorar o entendimento e navegação. Bom, assim que eu terminar de programar a parte administrativa da seção de scripts vou ajeitar as categorias. Gostei da sua definição de categorias e vou procurar utilizá-la como base. ;-)

Sobre o lance de uma cópia 10% modificada, bom ... precisamos pensar melhor, pois como você mesmo disse, tem os espertinhos que podem pôr abaixo todo e qualquer argumento.

O que complica as coisas são os critérios de aprovação quanto a cópias, eu sou particularmente contra adicionar um campo para permitir a publicação de scripts de terceiros, pois entendo que estariamos oficializando a cópia e não é esta a idéia. Inicialmente a solução paira sobre a interpretação do moderador.

A sua idéia é boa, contudo, conta especialmente com a boa-fé do colaborador. Acho que precisamos pensar um pouco mais. ;-)

Tenho feito a moderação de .conf, e até o momento não apareceu ninguém reivindicando a autoria de conteúdo, mas entendo que com relação aos scripts isso pode acontecer com certa freqüencia, justamente por isso defendo uma política mais rígida.

[]'s
Celso Goya


8. Re: moderação em script

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/04/2006 - 15:32h

A verdade é que sempre dependeremos da boa fé de quem publicou o script.

A minha sugestão para melhoramentos de scripts de terceiros é justamente para evitar a cópia descarada. No caso, seria uma "cópia autorizada", não é nisso que se basea no GPL, voce pega algo pronto e modifica para seus interesses, normalmente (quando usuário apenas) não modifica muito, apenas uma linha ou duas do código, mas aquela dica de uma ou duas linhas resolve o problema de muita gente. A idéia de atualizar o script de terceiros não é sobrescrever o script de terceiros, mas APENAS colocar no script atual que existiu um cara que fez quase todo o trabalho anterior, dar crédito a quem fez o trabalho original e referenciar isso. Dá uma olhada em

http://www.vivaolinux.com.br/scripts/verScript.php?codigo=1262

A idéia é fazer exatamente o que eu fiz (po conta própria, se abrir o código fonte vai ver que até o e-mail do autor orinal está lá. O script em questão que fez foi outro, não eu. Eu apenas acrescentei outros recursos que para o meu uso foram relevantes, mas forma poucos usos. Seria desonesto dizer que o script é meu. É dele e ponto eu apenas modifiquei.

Agora imagina. Eu poderia não ter feito isso. Poderia não ter referenciado o Script original. Seria triste. Mas na época seria permitido;
A idéia de colocar um campo é sim para os usuário de boa vontade. Aqueles que são maioria no VOL e querem apenas melhorar o que já existe sem passar por cima do direito de terceiros.

Bom, é só uma idéia. Nunca adiministrei nada maior que meu pequeno blog (e ele é pequeno mesmo, 6 vistas por dia). Sendo assim, não tenho idéia dos problemas que uma dica dessas pode provocar na administração do site. Sei que os usuários de boa vontade são maioria. Mas conhece aquela parábola dos predeiros "Dez predeiros construiram uma casa em 10 dias, foi preciso apenas um para demolir em 1 hora" (a história é um pouco maior mas não vem ao caso ...) ainda assim acredito que ajudará muito ao moderador dos scripts que não terá de procurar para saber se existe algo parecido, ele saberá que existe. Restando ao moderador permitir ou não que o novo script seja publicado.

Certamente esse não é o primeiro recurso que deve ser implementado para nova seção de scripts. Talvez deva ser o último a ser pensado, de qualquer forma a idéia pode ir amadurecendo para ver a viabilidade adminstrativa desta (no que eu infelizmente não posso ajudar).







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts