lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 04/02/2013 - 18:28h
protector escreveu:
lcavalheiro escreveu:
Em um servidor é útil ter os diretórios /usr e /var em partições separadas. Uma swap igual à memória RAM instalada é o mínimo necessário para o servidor ter estabilidade nos horários de pico. Em um servidor vale mais você deixar /root do que /home em uma partição à parte, a não ser que esse servidor armazene os perfis de usuário (caso no qual vale a pena deixar as duas à parte). O /boot em uma partição à parte ext2 nunca matou ninguém.
lcavalheiro entendi, porém tenho uma dúvida:
esta parte de armazenar os perfis, ainda não cheguei, mas os usuarios que estão registrados no suse, somente serão para acessarem as pastas pelo samba, ou seja somente o root e o meu usuario se logarão no suse, e isso para alguma manutenção ou alteração no squid ou firewall
Que tamanho devo determinar para estas partições de forma que a partição que ficarão os dados seja a mais aproveitada e que não tenha problemas de espaço no futuro para as outras partições. (não sei se entendeu esta pergunta)
pelo que entendi:
/ = 100 GB
/boot = 50 mb
/usr = aqui ficão as pastas com os arquivos ? (todo o restante do HD)
/var = 100 mb
Me corrija se estiver errado ou se tiver uma solução melhor.
Tá doido? Faz assim:
/ = 10GB (é exagerado, mas ter margem de conforto é sempre uma boa - no seu caso, 5GB dão conta do recado)
swap = dobro da memória RAM instalada, SEMPRE
/boot = 250MB + 150MB por distro instalada
/var = esta depende, mas deixa uns 10GB (ou mais, se você usar muitos bancos de dados ou estiver configurando um servidor web)
/home = dadas as especificações, 10GB vão bem. Coloque mais se seu usuário precisar realmente de MUITA coisa
/root = 5GB se o usuário root não for ter muitos arquivos próprios, e para compilar coisas na pasta root com mais tranquilidade
/usr e /usr/local = se você seguir as especificações recomendadas e instalar seus softwares próprios em /usr/local, esta deve receber 100GB ou mais, e você deixa uns 30GB para /usr. Do contrário, coloque toda a carga no /usr e seja feliz ;-)