Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 03/12/2009 - 08:59h
Mais uma vez vou tentar esclarecer um ponto, ou seja, vou repetir aquilo que os amigos já estão cansados de ler aqui no VOL:
"O melhor sistema operacional para um notebook é exatamente aquele que vem instalado de fábrica".
Mas por que é que insisto nesse ponto?
Porque os periféricos de notebooks não seguem um padrão geral, mas apresentam soluções proprietárias que praticamente só os próprios fabricantes entendem.
Essa afirmação de que "o linux tem muita dificuldade em reconhecer peça de hardware" não é exata. Em se tratando de desktops, linux reconhece qualquer coisa sem a necessidade de drivers individuais, isso porque todos os fabricantes e seus produtos tem necessariamente um código que
facilita a identificação de seus parâmetros. É esse código que informa ao Windows de que periférico se trata, e qual o driver que ele exige para funcionar.
No linux existem drivers que atendem aos parâmetros que não exigem novos drivers e por vezes nem mesmo bibliotecas especiais, pois são genéricos e atendem às exigências normais do hardware.
Voltando aos notebooks, são exatamente esses parâmetros que são diferentes de notebook para notebook. Por vezes não se consegue instalar nem mesmo o Windows. Agora você já sabe o porquê.
Mas isso não o impedirá de comprar um notebook "de marca". Os colegas com experiência no assunto poderão indicar qual distro funciona melhor com qual marca.
Boa sorte!