Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

1. Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 18/08/2010 - 10:28h

Sou usuário de Slackware Linux. Ela é a distro do meu coração. Mas costumo instalar o Ubuntu ou seus derivados em máquinas de amigos meus, por causa da facilidade e economia de tempo.
Estou tendo problemas para configurar uma conexão pppoe numa instalação do Ubuntu no meu computador. Configurei a conexão usando o comando pppoeconf, mas não consigo conectar. O problema é que além de ter que fornecer o nome do usuário e senha, meu provedor também exige que eu forneça o "nome do serviço".
Examinei os arquivos de configuração do pppoeconf, mas não encontrei nenhuma opção onde pudesse inserir o nome do serviço, ou servicename, como alguns preferem assim dizer.
Visitei esse links:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=103522
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=355377
https://help.ubuntu.com/community/ADSLPPPoE
e muitos outros mais, porém não achei nenhuma solução para o problema.
Creio que já passou da hora de nos mobilizarmos e resolvermos essa situação. Será que ninguém até hoje conseguiu resolver esse impasse? Isso é uma vergonha para as comunidades do software livre.
E não venham me dizer para instalar outro programa, como o pppoe, em substituição ao pppoeconf, pois, se existe o pppoeconf e o mesmo é o padrão para distros baseadas em Debian, então o mesmo tem que funcionar. Ou então o projeto do programa pppoeconf tem que ser desativado.
Me desculpem o desabafo, mas essa situação é insustentável.


  


2. Tente o seguinte

Thiago Baldim
TRBaldim

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/08/2010 - 10:46h

Bom, como você sabe o serviço de internet é responsabilidade do seu provedor deve oferecer suporte de configuração. Entre em contato com eles pois eles tem que ter uma solução para sua distro. Pois eles devem sempre dar suporte a qualquer, digo novamente, a qualquer sistema operacional. Entre em contato com eles e não adianta falar com os caras de primeiro nível para esse problema pois eles são robôs... Entre em contato com caras de segundo nível para cima... Boa sorte


3. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/08/2010 - 10:58h

Dê uma olhada nesse artigo e veja se tem utilidade para você:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Uma-introducao-ao-LinuxPAM

Se esse artigo não for útil, você pode fazer uma busca por "service name" no mecanismo de busca que fica no topo desta página à direita,


4. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 18/08/2010 - 13:06h

Para TRBaldim: Obrigado pela sua participação, mas sinto em discordar da sua postura, pois os provedores não têm responsabilidade de configurar conexão para todo e qualquer tipo de sistema operacional. Afinal existem centenas deles. Além do mais, no contrato que se firma com os provedores não consta essa obrigação. Penso que é nosso dever moral aprendermos a lidar com as dificuldades de nosso sistema operacional. Aliás, essa dificuldade vem se arrastando há muitos anos, conforme pude perceber em minhas pesquisas pelo Google afora.

Para Teixeira: Obrigado também pela sua participação, mas o artigo que vc recomendou não tem nada a ver com o problema aqui descrito. E sua dica de pesquisar por "service name" nos mecanismos de busca é mais do que óbvio. É claro que eu já usei essa expressão, e muitas outras, para encontrar uma solução para o impasse.

Por favor, gente, antes de ofertarem suas dicas e recomendarem links de pesquisa, testem-nos primeiro para ver se funcionam, a fim de se evitar desperdício de tempo e desgaste mental desnecessário.


5. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/08/2010 - 13:19h

'Por favor, gente, antes de ofertarem suas dicas e recomendarem links de pesquisa, testem-nos primeiro para ver se funcionam, a fim de se evitar desperdício de tempo e desgaste mental desnecessário.'

lamentável meu caro, lembre que as pessoas que aqui estão não são obrigadas a resolver seu problema, e que aquelas que tentam, exemplificam muito bem o espírito GNU (ajudar e compartilhar), se você está tão cheio de si, como pude ver em alguns de seus tópicos, um conselho:

SE VIRE!!!!

* só posso te ajudar nisso, é porque sou muito anta!


6. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 18/08/2010 - 14:09h

"lamentável meu caro, lembre que as pessoas que aqui estão não são obrigadas a resolver seu problema, e que aquelas que tentam, exemplificam muito bem o espírito GNU (ajudar e compartilhar), se você está tão cheio de si, como pude ver em alguns de seus tópicos, um conselho:

SE VIRE!!!!

* só posso te ajudar nisso, é porque sou muito anta!"

Lamentável é sua postura em não saber interpretar o que eu escrevo. Em primeiro lugar, o problema não é meu. O problema é de muitas pessoas que precisam configurar tal tipo de conexão, como pude ver em muitos fóruns de várias partes do mundo. Além do mais, se eu tenho um problema, a comunidade também o tem, pois trabalhamos unidos para nos ajudarmos mutuamente. A questão aqui vai além de se resolver um problema. Trata-se de entender melhor como funciona o pppoeconf.
Se vc se considera "muito anta", isso é problema seu. Não estou aqui para te ofender e nem admito ser ofendido por vc. E se vc não está disposto a ajudar, por favor, não entre neste tópico.


7. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 18/08/2010 - 14:41h

Aionos, realmente os provedores não dão suporte, mas quem precisa dar suporte deve dar...

envie email em inglês, ou poste no Ubuntu Bugzilla, para o time de desenvolvedores do Ubuntu ver.

não acho o problema muito complicado, bastará alterar um pouco o código fonte do pppoeconf

Sem duvida se interessarão pelo problema!

O Ubuntu Team preconiza estarem fazendo o Linux para todos,o linux para os seres humanos!

é a galera que faz Ubuntu que tem que resolver, o SO de todos, precisa funcionar!

eu concordo com vc nesse ponto, os seus amigos,para quem vc recomenda Linux, claro que vc não instalar slackware para eles, slack é para você, eles não tem obrigação de serem Geeks ou Nerds,saberem se a conexão é DHCP ou como funciona um roteador, para conseguir usar uma rede!

mas repito,é a galera do ubuntu que precisa resolver, e eles tem interesse,pq é um empresa grande que está querendo fazer um linux para o Mundo...

outra possibilidade é ver como Fedora,Mandriva e SUSE resolveram isso, apesar das Distros tipo Red-Hat não usarem pppoeconf.Citei esses porque são Linux empresariais, que dão suporte a empresas que querem usa-los

apesar de ser para vc insustentável,repito,é uma questão de tempo. a uns 4 anos, quando eu recomecei a usar linux,não havia distro que reconhecesse minha pequena impressora Epson Stylus C79, sem dar um trabalhão, era preciso instlara ultima versão da é poca do GutenPrint, manualmente,,, agora meu amigo,adeus problema,é só instlar qualquer distro com a impressora ligada e o reconhecimento e config são automáticos, instalou tá funfando.


8. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 18/08/2010 - 19:43h

Segundo algumas pesquisas que fiz, alguns linuxistas estão usando o programa provido pelo pacote rp-pppoe, em vez do pppoeconf. Confiram aqui http://www.linuxquestions.org/questions/mepis-64/wan-miniport-service-name-546781/ . O Slackware e o Mandriva, por exemplo, usam o rp-pppoe. Se eu não achar uma solução para o problema terei que usar o rp-pppoe mesmo.


9. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/08/2010 - 20:28h

Tive de me ausentar, e estou voltando agora.

Normalmente deixa-se o nome do serviço em branco e as coisas vão acontecendo naturalmente, pois o provedor geralmente assume algum valor como default.
Mas se você está tendo problemas com o pppoe (o que não é lá muito normal), isso pode ser por simples falta de atualização, o que pode ser resolvido através do velho e bom apt-get.

Conexões são quase sempre um fenômeno à parte.
A possibilidade de dar certo na primeira vez - sem precisar mexer em nada - é de 50%.
Tenho instalado e reinstalado alguns *buntu e vários derivados, sem problema algum. E a primeira coisa que procuro fazer é ver se há uma conexão disponível.

Quando as coisas saem daquilo que pode ser considerado comum e trivial, certamente requerem alguma transpiração a mais.

E sinceramente acho que NINGUÉM por aqui tem-se omitido.
Pelo menos não no sentido ou intensidade tais que pudessem provocar essa sua reclamação - com o seu titulo desafiador.

Ao que parece, TODOS estamos tentando ajudar, mas infelizmente não estamos aí com você para saber de todos os detalhes antes de dar qualquer palpite.

Boa sorte, amigo.


10. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 18/08/2010 - 20:36h

aionos, rp-pppoe é o que os red-hat like usam, e o que o Gentoo, o Sabayon usam, e configura com os comandos pppoe-setup e/ou net-setup, acho..

mas em todo o caso, eu acho que valeria a pena mandar o email, senão ao ubuntu, aos desenvolvedores do pacote pppoeconf, porquê ele é o padrão nas distros debian.
acho que ele precisam conhecer o problema...


11. Também com problemas...

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 18/08/2010 - 21:16h

Bom, também estou com problemas de configurar o "pppoe".

Tenho instalado o "ppp", "ppp-dev", "pppoe" e "pppoeconf" que foi instalado automaticamente ao instalar o "pppoe".

Mais então, configurei pelo ícone do "monitor de rede" no painel do gnome da seguinte forma:

em tipo de conexão deixei como pppoe com ususário e senha, interface de rede como eth0.

em conexão por fio deixei como "dhcp" mais a net não funfa.

Aí vai eu colocar aleatoriamente um ip fixo, mascara e gateway toda vez que inicio o pc, porque se eu deixar como dhcp ela não sobe a banda de conexão.

Minha net e via rádio e o suporte deles não sabe nem o que é "linux", rsrsrs...

No windows finciona com o discador deles numa boa, mas quando vou para o linux a coisa muda. O meu suporte sou eu mesmo e os amigos aqui do VOL.

Mais não sei porque não navega. Se reconhece como dhcp, deveria funcionar numa boa.

Espero por uma solução também, pois toda vez que eu entrar no linux tenho que colocar ip para ver se funfa ai é Fod...


============================================================
[ANTONIO CARLOS]

Configurar a placa de rede para dhcp não significa que ela vai receber o ip automaticamente.

Apos a configuração com dhcp, abra um terminal e rode:

$ sudo dhclient

ou

$ sudo dhclient eth0

(não lembro bem qual dos dois...)

Aí ele pega o ip e navega...

Tente e dê retorno...

ac



12. Re: Configuração do pppoeconf - agora chega de omissão [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 18/08/2010 - 22:06h

Para Teixeira:
"Normalmente deixa-se o nome do serviço em branco e as coisas vão acontecendo naturalmente, pois o provedor geralmente assume algum valor como default."
O problema origina-se do fato de que não existe o campo "nome do serviço" nos arquivos de configuração do pppoeconf, e o meu provedor exige que eu insira o nome do serviço na conexão pppoe.
Quando eu aqui falo em omissão, me refiro ao comodismo das comunidades de software livre, em nível mundial, que quando se deparam com o problema, ao invés de estudá-lo e resolvê-lo, preferem ignorá-lo. Isso tem acontecido no mundo inteiro.

Para albfneto:
Não consegui localizar o site dos desenvolvedores do projeto pppoeconf. Quanto ao Ubuntu bugzilla, achei-o confuso e complicado. Além do mais eu nao escrevo em inglês. Só consigo entender um pouco do que leio. Talvez vc possa quebrar esse galho para a humanidade e enviar esse e-mail para os desenvolvedores do Ubuntu. Vou ficar devendo essa prá vc.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts