Dual Boot Ubuntu 12.10 + Win7 (com IRST)

1. Dual Boot Ubuntu 12.10 + Win7 (com IRST)

Patrik Guerra
PatrikGuerra

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/02/2013 - 16:29h

Olá a todos.
Minha configuração é a seguinte:

Note Dell Inspiron 15r SE 7520
I7-3612QM
2x4GB 1600mhz
SSD 32gb para Intel Rapid Storage Technology
HDD 1Tb
hd7730m

Bom, meu problema inicialmente era o seguinte:
Quando comprei este note, ele veio com o Win8, então desativei o UEFI na bios e na hora de selecionar o disco para instalar, não eram identificados os HDS, porém isso só acontecia quando o Intel Rapid Storage Technology estava selecionado na bios, quando mudava para AHCI ou ATA os discos eram identificados. Eis que selecionei o Intel Rapid Storage Technology e na hora de identificar os hds usei um pendrive com o driver ata da própria dell para meu notebook e funcionou perfeitamente. Já com o win7 + ISRT instalados perfeitamente era a vez de instalar o Ubuntu. Quando era coloca o cd do Ubuntu, ele n identificava os discos, já o Fedora sim, porem o hd de 1tb que estava particionado ele via como sendo uma unica partição de 1tb. Sendo assim, decidi trocar a configuração na bios de Intel Rapid Storage Technology para AHCI, e mesmo assim o erro persistiu. Agora com o partição do Win7 corrompida, dei uma pesquisada e descobri que há o G Partner junto ao cd de instalação do Ubuntu, e oque eu fiz? fui até o G Partner, criei uma partição ext4 de 150GB e outra swap de 4GB, com isso reiniciei e voltei a instalação do Ubuntu e as partições foram reconhecidas, a partir dai instalei o Ubuntu normalmente, então decidi reinstalar o Win7 na mesma partição que ele estava antes e agora para n ter que recuperar o grub reinstalei o Ubuntu.

Ou seja, minha solução foi: usar a configuração AHCI > criar as partições ext4 e swap para o Ubuntu pelo G Partnet do próprio disco de instalação > instalar o Win7 > instalar o Ubuntu.

Agora vem a minha duvida:
Demorei 2 dias até chegar a solução acima e não estou no pique para gastar mais 1 ou 2 dias tentando configurar do modo perfeito. Gostaria de saber: há como usar o Intel Rapid Storage Technology com o win7 e ainda assim usar o dual boot? Realmente notei lentidão sem o sistema da intel.
Mais uma duvida, alguém saberia explicar como faço para usar o Intel Rapid Start Technology? Dei uma pesquisada mas intendi muito pouco.

Desculpem o longo texto, mas foi a unica maneira de explicar a situação em que me encontro.

Att.
Patrik Guerra




  


2. Dual Boot Ubuntu 12.10 + Win7 (com IRST)

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/03/2013 - 08:02h

O RST só existe para chip set intel e tem driver sá para windows.

O Linux tem seus próprios drivers para o chi set intel. Se os drivers de Linux são rápidos ou não , isso é outra estória.
Por exemplo na mesma máquina o Debian é mais rápido que o Ubuntu.


http://www.intel.com/support/chipsets/imsm/sb/cs-020663.htm

Logo o RST não vai funcionar com Linux.


3. Dual Boot Ubuntu 12.10 + Win7 (com IRST)

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/03/2013 - 08:03h

A pesquisa que você fez, pelo jeito, ninguém ainda se aventurou . Escreva uma dica.
Boa sorte.


4. Re: Dual Boot Ubuntu 12.10 + Win7 (com IRST)

Patrik Guerra
PatrikGuerra

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/03/2013 - 15:34h

Creio que você, bakunin, não entendeu. Sei que não há drivers do IRST para Linux, mas a minha duvida é: uma configuração de Windows + IRST em dual boot com Ubuntu normal, funciona? Isso por que o windows estaria em "raid" e o Ubuntu não... há um único relato que li não lembro em que fórum, mas que esse sistema funcionou até um certo tempo e após começou a mostrar instabilidade no grub...

Agradeço a ajuda, caso tenha alguma ideia agradeço. Vou fazer alguns testes daqui uns dias e posto o resultado.

Att


5. Re: Dual Boot Ubuntu 12.10 + Win7 (com IRST)

Daniel
BFG9000D

(usa KUbuntu)

Enviado em 01/01/2014 - 19:07h

Tenho esse mesmo notebook e tive exatamente os mesmos problemas. Eu sei que esse post é antigo, mas caso alguem venha parar aqui ja tem as informações que eu demorei muito para encontrar. O procedimento que eu fiz foi o seguinte para instalar o Ubuntu em DualBoot com Windows 7(com SSD) + Windows 8.

O notebook veio com Win8 de fábrica, e como não gosto nem um pouco dele, instalei também o Win7 em uma partição de 300GB, deixando somente 40GB para o Win8. Criei então uma 3ª partição para dados de 500GB, deixando o restante para as partições do Linux. Lembre-se de criar todas as partições DENTRO DO PRÓRIO WINDOWS(incluindo as do Ubuntu), formatando-as depois para o uso com o Linux. Dentro do Windows, instalei o driver do IRST e desativei a aceleração, para que o Linux pudesse reconhecer meu HD. Instalei o Ubuntu com uma partição separada para o /boot, para que o UEFI pudesse funcionar, sem estragar o boot do Windows. Reiniciei o computador e ativei o IRST novamente dentro do Windows.
Pronto =)
Agora, para entrar no Ubuntu, preciso apertar F12 e selecionar o Ubuntu UEFI BootLoader, mas se quiser, com o EasyBCD é possível adicionar o Ubuntu no Loader do Windows.

Vale lembrar que, com o IRST ativado, todos os dados que forem salvos em uma partição Windows utilizando o Linux serão provavelmente corrompidos, e nem todos os dados salvos com o Windows podem ser acessados pelo Linux.


6. Re: Dual Boot Ubuntu 12.10 + Win7 (com IRST)

Jean Lazarin
jeanlazarin

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/01/2014 - 02:29h

Olá amigo, primeiramente, essa tecnologia Intel Rapid Start Technology funcionada da seguinte forma: vc deve possuir um HDD e um SSD ou até mesmo um HD híbrido (HDD+SSD). No seu caso, o notebook já vem com o hardware específico onde possui um SSD de 32gb e HDD de 1tb. Acontece que essa função é egoísta hehe, ou seja, se quiser a utilizar, infelizmente não conseguirá utilizar dual boot, isso acontece, pois no processo de instalação será utilizado uma configuração na BIOS para tal e na instalação é necessário que se faça o uso de um drive pra reconhecer as unidades, no caso, a instalação é efetuada no HDD, após a instalação, já dentro do windows, é instalado o software responsável por controlar a função, onde que fará com que o SSD funcione como uma Cache para seu HDD, dessa forma, aqueles 8, 16, 32mb de cache que normalmente os discos rígidos tem, seja substituído por esse SSD no seu caso, passa a ser de 32gb, então toda vez que for carregar algum arquivo, seja leitura ou gravação, irá armazenar em primeiro plano no SSD, uma unidade com maior velocidade, posteriormente irá gravar as novas informações no HDD. Dessa forma, o ganho de performance da máquina é bem considerável, entretanto para tal funcionar, ele aloca todo seu HDD como uma extensão do SSD, para que ambos funcionem em perfeita sintonia, sendo assim, anulando a forma de se utilizar um dual boot. Recomendo o uso de uma máquina virtual em seu caso. Do contrário, conseguirá instalar seu dual boot perfeitamente, porém seu SSD ficará obsoleto (o que creio que não compense).


7. Intel DM Raid e MD Raid

Cezar Augustus Lamann
cezarlamann

(usa OpenSuSE)

Enviado em 09/02/2016 - 23:02h

Olá Jovem.

Também estou no mesmo barco que você, com exatamente o mesmo modelo de note (Inspiron 15R SE, m.SSD 32 GB, HD 1 TB....). No meu caso, eu queria instalar uma derivação do Ubuntu (Elementary OS) e voltar à ser um linuxer do dia-a-dia. Pesquisando na net, vi que tem a Intel liberou um paper (artigo) versando sobre as diferenças do DM Raid (que eu já usei há um bom tempo atrás (opção "dmraid" no GRUB), na época que tinha um RAID 0 no meu finado desktop) e o MD Raid (versão suportada atualmente).

Pelo que li no artigo, o MD Raid é suportado out-of-the-box no Red Hat e no SuSE (<3).

Quando o técnico da Dell veio trocar minha placa-mãe e hd há um tempo atrás, o esquema do Raid da Intel ficou habilitado em modo Assembly (linha de montagem) daí toda vez que eu ligava o note, ele me mostrava os volumes do RAID (Igualzinho o que eu tinha na minha finada Motherboard Intel DQ35-MPE, com chipset ICH-10R). Depois que eu instalei o Windows, eu vi que ele mostrava que era pra apertar CTRL-I (i de índio), pra voltar pro modo "usuário" (que não aparece nada).

Ainda vou tentar, talvez no próximo final de semana, instalar o Ubuntu ou o Elementary OS, depois de fazer um backup das minhas coisas.

A Intel menciona, nesse paper o seguinte trecho na seção "Summary":

"MD RAID implements a subset of features available in the Windows* implementation of Intel® Rapid Storage Technology using the same metadata. The Windows implementation has an administration UI, where administration in Linux is based on command lines. The Linux implementation has additional feature RAID Patrol, a RAS feature as it is primary used in server platforms. Since both Linux and Windows implementations use the same metadata, the RAID Arrays and Volumes can be accessed from both Linux and Windows in a dual-boot system. "

Trocando em miúdos: Tanto a implementação Linux (CLI) quanto a Windows (GUI) usam as mesmas informações, e os volumes RAID podem ser acessados tanto no Linux quanto no Windows (dual-boot).

Fonte: http://www.intel.com/content/www/us/en/intelligent-systems/software/rst-linux-paper.html






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts