Existe Desfragmentador e programa scandisk

1. Existe Desfragmentador e programa scandisk

mano
mano.eu

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/12/2008 - 00:49h

oi pessoal estou pouco tempo no linux, mas gostaria de sabe se e preciso desfragmentar a partição do linux ou check tipo "scandisk" verificar erros no hd?????


  


2. Re: Existe Desfragmentador e programa scandisk

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 16/12/2008 - 01:17h

Olha, faz só us dois anos que eu uso Linux, mas que eu saiva, linux práticamente não fragmenta e não fica lento, não pega virus , nem malware e só tem uns poucos rootkits muito raros
quanto aos arquivos apresentarem erros, pode ser comum, comum pq pacotes escrevem nos arquivos etc..., normalmente, e pq em Linux, como no Unix, os periféricos são controlados por arquivos e por módulos de Kernel e os drivers, emso executáveis, são raros
Quando seu Linux funciona ou atualiza,muitas vezes arquivos são modificados pelo próprio sistema, é muito bem bolado,mas se umarquivo ficar defeituoso,
geralmente aquele aplicativo para de rodar, se tiver algum problema,
e vc re-instala o pacote ou atualiza...
Não conheço nada parecido com scandisk para Linux.


3. Re: Existe Desfragmentador e programa scandisk

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/12/2008 - 07:38h

Linux usa uma técnica chamada de "commitment" que salva seus arquivos inteiros imediatamente antes de executar o "halt", e dessa forma a fragmentação é mínima.

Como ele faz isso a cada sessão, os arquivos jamais ficam realmente fragmentados da mesma forma que no Windows.

Entretanto, em caso de interrupção da energia elétrica, haverá problema.

De qualquer forma, Linux grava sequências inteiras de dados em memória, repassando-as a intervalos praticamente imperceptíveis para uma localização tal que permita a sua continuidade.

O windows usa uma técnica diferente: Grava trechos de dados no primeiro "buraco" que achar (mas às vezes esses buracos ficam no final do disco, se não forem encontrados espaços nos primeiros setores). Isso é momentaneamente mais rápido e tem uma certa eficiência.
Um sistema Windows bem desfragmentado pode ser bem rápido.
No entanto, com a continuidade do uso, o tempo gasto na procura pelas frações de dados espalhadas por todo o HD pode ser um estorvo.

Se observarmos o processo de desfragmentação, veremos que a primeira parte da desfragmentação é um processo penoso, onde são trocados clusters individuais durante muito tempo.

A remontagem é feita de forma provisória nos ultimos lugares disponíveis do HD, dali sendo novamente conduzidos a locais mais convenientes, onde poderão ser lidos sem demoras.

Muitas vezes são necessárias duas ou mais desfragmentações para que se obtenha um bom resultado.

Quanto a um processo semelhante ao scandisk, o Linux em seu processo de inicialização checa o hardware de forma minuciosa.

Nesse processo, se houver algo que possa ser reparado, ele o fará automaticamente (geralmente o usuário desatento a toda aquela verbosidade inicial não nota).

Se não, ele "apita" logo, e o usuário terá de fazer algumas "pajelanças" a respeito.



4. Re: Existe Desfragmentador e programa scandisk

Leonardo Freitas Galski
Leo_Freitas

(usa Fedora)

Enviado em 16/12/2008 - 09:01h

Cara, eu não conheço nenhum desfragmentador de disco (até porque, pelo que entendi, o Linux não precisa de um), mas uma espécie de scandisk no Linux que vem nativo na maioria das distros é o fsck (muito bom!).


5. Desfragmentador (Resolvido)

mano
mano.eu

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/12/2008 - 01:03h

Obrigado pessoal pela informação, pessei eu que tava faltando fazer algo pra sempre deixa linux redondo.


valeu



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts