pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 18/04/2009 - 05:09h
Eu sou fã do Gnome, mas gosto também do KDE. Ambos têm vantagens e desvantagens, que aqui não cabe apontar. Mas, já que vc quer uma opinião sobre o "uso" do KDE, vou deixar meus "dez centavos".
Os melhores KDE 3.x que eu já usei foram, pela ordem, o do PCLinuxOS e o do Big Linux. Nunca me dei bem com o Kubuntu, que seria minha "natural preferência", pois sempre usei o Ubuntu em pelo menos um PC.
Agora, quanto ao KDE 4, o do OpenSuse foi o único que eu consegui usar sem maiores problemas.
Então, se for para usar KDE da série 3, já que muitos ainda não acham o da série 4 maduro, o OpenSuse cai fora, pois só tem o 4, restando como melhores opções os já citados PCLinuxOS e Big Linux.
Se for para usar KDE da série 4, fica o OpenSuse e os outros dois, que ainda não o têm disponível, caem fora.
E voltando ao Kubuntu, digo que vou dar mais uma chance a ele em poucos dias, como sempre faço a cada versão lançada. Vamos ver se a dupla Jaunty (Kubuntu 9.04) e Cano (KDE 4.2.2) finalmente se acerta no meu PC.
E para a instalação eu poderia perfeitamente baixar o Alternate e após fazer uma instalação mínima optar entre os pacotes kubuntu-desktop e ubuntu-desktop, para instalar um ou outro. Mas, como vou usar a mesma banda para baixar a ISO ou os pacotes, e certamente não terei inúmeras atualizações a fazer, prefiro usar a versão Desktop.