meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 05/01/2010 - 10:29h
Pelo que consegui pesquisar na Internet, o gOS é um derivado do Ubuntu e por extensão do Debian, tendo sido as primeiras versões baseadas no Gutsy Gibbon e as posteriores no Hardy Heron (kernel 2.6.24).
Considerando que este S.O. tenha vindo instalado por padrão de fábrica em NoBo (NoteBook), as ferramentas de gerenciamento de energia disponíveis na versão do kernel instalado devem haver sido todas ativadas.
Particularmente tentaria seguir a indicação que foi enviada por outro companheiro, referente ao Ubuntu, acima:
"citação"
--------------
cordeiro.js
(usa Ubuntu) [3] Enviado em 04/01/2010 - 08:48h:
No ubuntu
Caro Aniel, isso deverá ser configurado no seu gerenciador de energia, se sua distro for ubuntu:
Sistema>Preferências>Gerenciamento de energia então será aberta uma janela no qual vc pode configurar ações ao fechar seu notebook tanto quando está ligado na tomada quanto só na bateria.
Abraços!
----------------
"Fim da citação"
Talvez sua versão de kernel não tenha todos estes recursos habilitados e que são geralmente associados a componentes que dependem de ativação do APIC e ACPI. Estes dois itens, frequentemente usados em NoBos para gerenciamento de energia e ativação de periféricos, causavam muitos problemas inclusive de inicialização até mesmo a partir de mídia-live e obrigavam o uso de cheat-codes como noapic noacpi para permitir rodar varias distros da mesma geração que a sua.
Primeiro, aconselho a não mexer na distro que veio instalada de fábrica, pois seguramente muita gente já quebrou a cabeça para fazer o melhor uso e configuração a partir dos recursos disponíveis na mesma.
Se você não conseguir localizar as opções de gerenciamento de energia nos itens de menu como sugerido na msg acima, pelo menos por enquanto deixe como está, pois talvez a sua versão de kernel ainda não permitisse a configuração e ativação deste item.
Procure experimentar várias outras distros, a partir de mídia-live para ver qual delas você gosta mais e se adapta melhor, além de confirmar qual ou quais distros dão suporte a este item que você deseja, (entrar em modo de hibernação ao fechar a tela). Sugiro partir de distros que já venham com versão de kernel a partir do 2.6.30 ou 2.6.31 pois com certeza terão mais recursos para ativação de mais itens do seu hardware.
Apenas faça uma instalação de outra distro depois de confirmar isto. Antes de eliminar o sistema que veio de fábrica certifique-se de testar bem a outra distro que você venha a instalar, pois mesmo sendo uma versão mais antiga, possivelmente você vai ter algum trabalho até conseguir ativar tudo aquilo que você tem habilitado de fábrica no gOS, na nova instalação. Além disto, a instalação de fábrica pode te dar algumas indicações das soluções usadas.