irado
(usa XUbuntu)
Enviado em 25/01/2010 - 08:55h
aqui eu tenho CentOS 5.4, Slackware 13.0, Ubuntu 9.0.4, Absolute 13.0.6 e mais duas para FreeBSD, então dá pra ver que o que vc quer é possível. Aqui, o hd foi particionado da seguinte maneira:
/boot --> partição primária com 250M (não precisa ser tão grande, mas enfim.. o hd tem espaço pra caramba)
duas partições primárias para os FreeBSD (20G cada)
o resto vai em partições lógicas, INCLUSIVE uma para /home e outra para swap.
vc começou certo mas esqueceu de um detalhe: a cada instalação, o seu Grub "vai pro espaço", então só a última versão Linux (mais o seu (r)windows) permanece. As suas opções são duas, escolha aquela que for mais fácil:
em primeiro lugar, NÃO monte a /boot durante a instalação, faça com que seu instalador crie o próprio /boot dentro própria partição; provavelmente ficaria assim: "/" contendo /boot e as demais /usr, /var, /tmp, etc.
a) em algum momento, durante a instalação, vc é interrogado se quer acrescentar algum outro SO; como NUNCA usei isso, não sei o que acontece a partir daí. Vc teria que pedir informações para outros.
b) Por definição, vc já tem uma instalação funcionando (entendo que seja Ubuntu); instale normalmente na partição que vc escolheu. Após terminada, vamos para a outra distribuição.
b-1) instale normalmente mas NÃO use o seu /boot separado. Digamos tenha sido em /dev/sda7. Após todo o processamento, reboot com seu grub normal.
b-2) monte a nova instalação em algum lugar:
#mount /dev/sda7 /mnt
b-3) examine o /mnt/boot/grub/menu.lst e separe (copie) o vmlinuz dêle para algum lugar. Normalmente o vmlinuz é ponteiro para o verdadeiro vmlinuz, por exemplo @vmlinuz -> vmlinuz.algo.blablabla
copie o vmlinuz.algo.blablabla para (por exemplo) /boot/vmlinuz.Slackware13
c) acesse o /boot/grub/menu.lst e ACRESCENTE instruções de montagem:
##########
title Slackware-13.0
root (hd0,0) <-- compativel com as OUTRAS instruções no arquivo
kernel /vmlinuz.Slackware13
##########
pronto, é só dar reboot e o item estará disponivel no menu do grub.
resumo:
criar partições fisicas para (arggghhhh!!!) rwindows, /boot e alguma outra que não se sinta bem com particionamento lógico (limite de 3 fisicas). Sugiro manter /home em partição separada, para que vc possa acessa-la de qualquer distribuição Linux.
detalhe para home: quando criar usuário em outras distribuições, mantenha o UID/grupo iguais, senão não conseguirá acessar (o UID está no /etc/passwd, nome:UID:..
divirta-se.