danielqsc
(usa Ubuntu)
Enviado em 19/05/2015 - 14:58h
Boa tarde pra vocês;
Instalei o Ubuntu 15.04 aqui em casa e decidi mantê-lo como minha distribuição principal, porque não achei nenhuma instabilidade ou coisa parecida (na verdade, o Dash pareceu até mais rápido). Antes, eu tinha (e ainda tenho) instalado o Linux Mint Kde 17.1 e o Ubuntu 14 (mas não lembro se é .04 ou .10). Vou desinstalar esses dois últimos, mas tenho uma dúvida sobre o que fazer depois. É que eu gostei demais do KDE e mais ainda do KDE Plasma 5 que vem com o Kubuntu 15.04, mas eu não sei se mantenho o Ubuntu e instalo o Kubuntu ou se apenas instalo o pacote kubuntu-desktop no próprio Ubuntu.
Tenho sérias dúvidas sobre isso e quero expô-las pra vocês:
1. Se eu instalar apenas o kubuntu-desktop, como ficam as atualizações do ambiente KDE Plasma? O pacote no Ubuntu vai seguir as mesmas atualizações do Kubuntu, será mais rápido ou mais devagar? Ou seja, se sair um KDE Plasma 5.8 ou um KDE Plasma 6, ou ainda o Ubuntu 16.10, as atualizações do KDE Plasma e do Kubuntu virão pra mim normalmente ou haverá algo de diferente?
2. Tenho lido por aqui que instalar o ambiente KDE no Ubuntu costuma deixar o sistema mais lento por causa das bibliotecas usadas pelo Unity e pelo KDE, que são carregadas ao mesmo tempo, isso é verdade? Como isso é possível, se eu vou usar apenas um ambiente por vez?
3. Se eu instalar o Kubuntu ao lado do Ubuntu, como faço para, por exemplo, manter as mesmas configurações do Firefox e do GIMP nas duas distros? Quando um programa se atualizar no Ubuntu, ele vai permanecer desatualizado no Kubuntu? Se as duas distros vão instalar seus próprios programas, eu sei que vários deles serão diferentes; mas existe algum jeito de manter, pelo menos, os programas iguais nas duas distribuições?
Essas são minhas dúvidas até agora. Alguém pode me ajudar?