nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 24/07/2009 - 09:58h
Ao que se sabe o kernel do windows é menor que o kernel do linux. O kernel do windows só suporta hardware muito básico, como acesso a disco e video VGA, coisas assim. O resto das funções do windows é feito por outros meios, como acessórios do kernel , não se se eles chamam esses acessórios de kernel aumentando o volume de programação.
Outra coisa: O windows sempre foi famoso por não economizar linha de comando. IBM costumava sacanear o windows devido à ineficiência do código de programação.
O sistema de comando é muito diferente. O bash é um shell em modo texto com comandos que permitem fazer muita coisa. O shell do windows é o explorer. Não existe uma comparação direta, as tecnologias são muito diferentes.
Se você conseguir se lembrar do windows NT4 as coisas vão começar a fazer sentido. O NT4 foi a última versão da tecnologia atual do windows antes da fusão com o windows 95. O bicho era um queixo duro danado. O kernel não ajudava nada. Ainda era um sistema minúsculo, mas já muito mais robusto que o win98.
A partir do windows 2000 ele fundiram as duas tecnologias e esse "arrangement" foi feito às custas de muitas linhas de código adicionais. Devido à filosofia de back compatibility, o windows acaba tendo duplicação de muitas coisas para atender ao velho e ao novo.
O Linux se lixa para back compatibility. Isso pode custar ao linux a perda de muito adeptos.
A back compatibility é uma faca de dois gumes: Microsoft está encalacrada. Não consegue destronar o windows XP. Empurrou o Vista que nao colou.